Economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando os exploradores portugueses chegaram no século XV, as tribos indígenas do Brasil totalizavam cerca de 2,5 milhões de pessoas, que praticamente viviam de maneira inalterada desde a Idade da Pedra. Da colonização portuguesa do Brasil ( 1500-1822) até o final dos anos 1930, os elementos de mercado da economia brasileira basearam-se na produção de produtos primários para exportação. Dentrodo império mercantil, que tinha três principais grandes ciclos de produção econômica - o açúcar, o ouro e , a partir do inicio do século XIX, o café. A economia do Brasil foi fortemente dependente do trabalho escravizado ate o final do século XIX.
A análise da evolução da economia brasileira do século XVI ate 1930, que era baseada na atividade primário-exportadora, permite constatar que o processode desenvolvimento econômico era dependente dos altos e baixos do mercado mundial. Essa situação fazia com que não se alcançasse a sustentabilidade necessária ao processo de desenvolvimento econômico no Brasil. Esse processo contribui também para que se acentuassem as desigualdades no desenvolvimento entre suas regiões, sobretudo entre o Sudeste e o Nordeste, onde se localizava o Estado da Bahia.O Brasil experimentou três grandes surtos de desenvolvimento, baseados no processo de industrialização, respectivamente, durante os governos de Getulio Vargas, de Juscelino Kubitschek e dos generais presidentes durante a ditadura militar que, também não foram sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental.
O Brasil desenvolveu grande parte da sua infra-estrutura em pouco tempo ealcançou elevadas taxas de crescimento econômico. Todavia, o governo muitas vezes manteve suas contas em desequilíbrio, multiplicando a divida externa e desencadeando uma grande onda inflacionaria. O modelo de transporte adotado foi o rodoviário, em detrimento de todos os demais ( ferroviário, hidroviário, naval e aéreo), acelerou também o processo de urbanização e de integração da economianacional.
Desde a década de 1970, o novo produto que impulsionou a economia de exportação foi a soja, introduzida a partir de sementes trazidas da Ásia e dos Estados Unidos. O modelo adotado para o plantio de soja foi a monocultura extensiva e mecanizada, provocando desemprego no campo e alta lucratividade para um novo setor chamado de “agro-negócio”. O crescimento da cultura da soja se deu à custa da“expansão da fronteira agrícola” na direção da Amazônia, o que por sua vez vem provocando desmatamento em larga escala. A crise da agricultura familiar e o desalojamento em massa de lavradores e o surgimento dos movimentos de sem-terra.
Entre 1969 a 1973, o Brasil viveu o chamado Milagre Econômico, quando um crescimento acelerado da indústria gerou empregos não- qualificados e ampliou a concentraçãode renda, o PIB chegou a crescer 14,0%. Em paralelo, na política, o regime militar endureceu e a repressão à oposição (tanto institucional quanto revolucionário/ subversiva) viveu o seu auge. A industrialização, no entanto, continuou concentrada no eixo Rio de Janeiro – São Paulo e atraiu para esta região uma imigração em massa das regiões mais pobres do país, principalmente o Nordeste.
Asucessão de desequilíbrios nos anos de 1980 e o impacto na produção e no emprego significaram uma alteração efetiva de tendência da economia. A crise da divida externa, provocada pela elevação dos juros internacionais e pelo fim do fornecimento de credito esterno em prazos e juros atrativos, aprofundou o desequilíbrio nas contas externas, já debilitadas pela segunda grande elevação do preço do barril dopetróleo.
De 1980 a 1989, no período dos governos João Figueiredo e Jose Sarney, ocorreu uma profunda deterioração da situação econômica e social do Brasil. O modelo de desenvolvimento baseado no processo de substituição de importações, que atingiu a auge na década de 70, se esgotou no inicio dos anos 80 e nada se fez em toda essa década no sentido de reestruturar a economia brasileira em...
tracking img