Economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução do papel do Estado.
Revendo toda história, de “lá pra cá”, percebemos, uma revolução no sistema econômico mundial. Já no inicio deste século, temosai, como desafio a reforma do Estado . Entretanto sabemos que no passado, ele promoveu um considerável, desenvolvimento econômico e social.
Mais tarde, com oprocesso de globalização, o estado entra numa crise, se tornando causador da redução das taxas de crescimento econômico; do aumento do desemprego e da inflação.
Diante dacrise fiscal, questiona-se “como se dava”: a intervenção do Estado no campo econômico e social. Está crise veio ocorrer devido a marca giratória da intervençãoestatal, e do processo de globalização que trouxe a diminuição da autonomia das políticas econômicas e sócias dos estados nacionais.
Está crise se deu de três formas:“A crise do primeiro mundo”, devido o esgotamento da industrialização por substituição de importações na maioria dos países em desenvolvimento. Como também adiminuição súbita do estatismo nos países comunistas, “a expansão do setor público”, é uma obra do Estado, porém trouxe um considerável volume de despesas do governo,resultado também do volume total de recursos utilizados, ao financiamento das atividades que passou a exercer.
Na década de 80 dava-se “a polêmica do papel do Estadona economia brasileira”! O esperado é que todos os níveis da administração pública busquem agir através de atitudes que venha a promover mais a qualidade eprodutividade o objetivo é encontrar bons resultados para a sociedade.
O Estado deve sensibilizar-se de maneira a dar-se como instrumento da sociedade a que serve.
tracking img