Economia monopolio oligipolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Titulo do Projeto:
Sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não ébem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
2. Apresentação do tema:
As idéias de projetosempresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetossustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis.
3.Justificativa da escolha do tema:
Deuma forma simples, posso afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mãohumana.
4.Formulação do problema:
É preciso criar uma cultura de sustentabilidade, onde as pessoas se conscientizem que não é só a floresta que está desaparecendo pouco a pouco. A poluição do ar e das águas cresce numa proporção sem limite. Se cada um fizer a sua parte, as próximas gerações terão água potável, ar puro, florestas e recurso naturais disponíveis
No final desta pesquisa, pretendoapontar atitudes conscientes baseadas em ações sustentáveis que também vão ajudar a diminuir o impacto no futuro ambiental do planeta. Reciclar é a palavra mestra. A grande maioria dos materiais é reciclável ou reutilizável.
5.Objetivo de pesquisa:
Ser sustentável requer uma profunda mudança comportamental, que pode ser iniciada, por exemplo, com pequenos cuidados quanto ao consumo de água, um dosbens mais importantes do planeta, que pode se tornar escasso nos próximos anos.
Reduzir o consumo e realizar o reaproveitamento de água são medidas importantes dentro do que é chamado de “sustentabilidade da água”. Porém é preciso ir além e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Também é importante cobrar do governo ações que combatam a destruição de nascentes, a poluição de rios e odesperdício de todo o tipo.
A geração de lixo é outro ponto de grande preocupação quando se aborda temas ligados à preservação do meio ambiente. Separar o lixo seco, que pode ser reciclado, do lixo úmido (orgânico) é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta, evitando grandes concentrações de detritos nos aterros.
A promoção e adoção de hábitos mais sustentáveis resultam nãoapenas na preservação do meio ambiente, como também em melhores condições de vida para os indivíduos e na economia de recursos.
Estudos apontam que o maior contato com a natureza ajuda na prevenção de doenças decorrentes de estresse e da poluição do ar como depressão, crises de ansiedade, alergias e até alguns tipos de câncer.
Ser sustentávelé adotar medidas para atender às necessidades atuais,...
tracking img