Economia internacional e brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Sobre que base se assentava a relação entre fazendeiro e comerciantes de café?
2- O que caracterizou o modelo de industrialização por substituição de importações?
3- Quais foram os efeitos da Grande Depressão sobre a política econômica brasileira?
4- De que maneira o Brasil poderia alcançar sua emancipação econômica?
Podemos identificar, de maneira geral, três correntes de pensamentorelacionadas à superação dos problemas econômicos brasileiros. A primeira delas identifica a solução dos problemas econômicos do paísna sua incorporação ao mercado internacional de forma passiva, isto é, sem acirrar as contradições com o sitema financeiro aquitetado peos países hegemônicos e aceitando pacificamente as regras do jogo ditadas por eles. Trata-se da abertura para o capital externo emnome da integração com o mercado mundial e da aceitação da livre concorrência. A segunda defende a possibilidade de o país ainda ser um centro autonômo dentro do capitalismo, conseguindo sua emancipação econômica. O desenvolvimento econômico poderia ser alcançado desde que certas políticas econômicas garantissem a soberania, por meio de protecionismo e de uma participação agressiva do Estado naeconomia. A terceira defende a superação da dependência econômica brasileira pelo rompimento com o modo de produção capitalista. Romper com a subordinação e com o subdesenvolvimento, segundo essa corrente de pensamento, seria romper com o capitalismo.
5- Como funcionava o sistema de financiamento da produção cafeeira? Quais eram suas limitações?
Cabia ao comerciante a função de prover aofazendeiro os recursos necessários para a formação da lavoura e para o trato do cafezal e a colheita do café, ou seja, o comerciante fornecia os recursos para a formação do capitl fixo e de giro da produção. O comerciante fazia o papel de banqueiro na falta de um sistema bancário publico ou privado. Em contrapartida, exigia a reciprocidade do fazendeiro, pois a produção era entregue aos seus cuidados,que consistiamno preparo e na venda do café, com uma comissão que na época era fixada em 3% do valor da venda. O fazendeiro tinha acesso ao crédito de que necessitava a juros razoáveis e ainda contava com flexibilidade em períodos de aperto financeiro. Ao comissário, cabia a vantagem de assegurar para si a colheita do fazendeiro, cuja comercialização lhe proporcionava os lucros de sua atividade. Oponto fraco do sistema residia no caráter pessoal do crédito, na medida da expansão da lavoura e conseqüente aumento do volume de negócios, as somas emprestadas cresceram e passaram a exigir garantias mais sólidas.
6- Quais as diferenças mais marcantes entre colônia de exploração e de povoamento?
Colônias de Povoamento- Dizem respeito ao estabelecimento definitivo de europeus no Novo Mundo;caracteriza-se, como o próprio nome indica, pelo povoamento, pela busca de um novo lar, por pessoas que procuravam afastar-se de conflitos internos da Europa.
Colônias de Exploração- Centravam-se na produção de gêneros que interessassem ao mercado internacional. A diversidade de condições naturais, em comparação às européias, propiciava a obtenção de gêneros diferentes e atrativos, essesocupantes buscavam enriquecer, para depois usufruir, na metrópole, a sua nova condição. Os colonos eram empreendedores, mas raramente trabalhadores propriamente ditos.

7- Qual foi a influência exercida pelas idéias mercantilistas sobre a política econômica colonial?
O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômico-comerciais que serveiu de base à formação dos Estados da Era Moderna. Para aburguesia nascente, era indispensável a união dos territórios visando a homogeneização legal, linguística, monetária e dos costumes em geral. O pacto Colonial foi um dos elementos básicos constituintes da política econômica mercantilista. Consistia basicamente no exclusivismo comercial da Metrópole em relação às suas colônias. Os representantes locais das nações européias controlavam as relações...
tracking img