Economia domestica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia Domestica

A Economia Doméstica não é apenas um conjunto de conhecimentos de ordem prática, os quais as donas de casa devem possuir para executarem, empiricamente, as tarefas caseiras. O objetivo desse trabalho é discutir o ramo da Economia definido como Economia Doméstica, destacando-se sua origem, evolução, o campo de atuação do Economista Doméstico e suas perspectivas para o séculoXXI. Os dados apresentados revelam a necessidade do conhecimento científico e profissional em Economia Doméstica para a escola, família e sociedade. O estudo da Economia Doméstica é de grande importância porque os fenômenos que se verificam na sociedade são muito complexos, e para sua solução adequada é necessário o conhecimento de noções científicas especializadas.
Ao longo dos séculos XVIII eXXI a história da educação, em sua dimensão educativa, cria uma sociedade que educa cada um ao seu tempo: homens, mulheres, crianças, jovens e adultos. O campo científico tem uma importância muito grande no mundo social que os envolve dando contribuições para o progresso da ciência.
A Economia Doméstica lida com conhecimentos científicos teóricos práticos que se relacionam ao que se concebe comoesfera reprodutiva, aquela esfera onde se dá a reprodução social dos seres humanos, por meio da socialização, cuidados com higiene, saúde, habitação, alimentação. Historicamente, a Economia Doméstica tem sido uma profissão cujos fenômenos de interesse são originados nas ciências naturais e sociais, seus profissionais são influenciados por conhecimentos das duas ciências e extraem conceitos dasdisciplinas de Química, Sociologia, Arte, Biologia, Filosofia, Antropologia, Física e Economia.
O estudo do desenvolvimento da Economia Doméstica remete-nos à história do pensamento econômico como área de pesquisa e de atuação profissional do economista.

Fundamento da Economia Domestica
Neste contexto, chegamos à Economia Doméstica que surgiu em 1909 com o advento da revolução industrial e nomomento em que as famílias mudaram para cidades e, assim, membros da família puderam trabalhar em fábricas e mudar o seu modo de vida.
De fato, durante este período de mudanças sociais, a taxa de divórcio disparou. Há muitas semelhanças entre as mudanças do século XIX e as mudanças observadas hoje. Mudanças sociais, suas causas e efeitos, tornaram-se uma área de interesse para estudantes e para apopulação em geral. A maior preocupação da sociedade era que o lar e as famílias estavam deteriorando-se.
Esta instituição era vista como provedora do cuidado, criação e formação necessários ao bem-estar das pessoas na sociedade. Muitas acreditaram que, se as famílias falissem, a sociedade poderia também falir, uma vez que lares e famílias foram, não muito distante, os provedores de tipos dehabilidades e influências éticas. A responsabilidade por tais instituições, inevitavelmente, recaiu sobre as escolas. Entretanto, as escolas não pareciam ser capazes de remediar a situação. Assim, desde 1925, por dez anos consecutivos, pessoas de vários campos educacionais participaram de conferências para discutir a criação de uma nova profissão que eles chamaram Home Economics –Economia Doméstica. Osparticipantes dessa conferência acreditavam que a Economia Doméstica tinha um importante papel na sociedade. Em seu ponto de vista, os conferencistas dizem que a profissão poderia ajudar lares e famílias a desenvolver a ética e tornar o ser humano livre, eram participantes conscientes da melhoria da sociedade.
O grande salto para valorizar a Educação Doméstica deu-se a partir do que consagrara oCódigo de Educação, em 1933, que levou o curso a se estender às escolas profissionais secundárias femininas com o intuito da formação das “futuras donas-decasa”. O Plano Nacional de Educação de 1937, do Ministério da Educação e Saúde, em 1934, previa a existência de um ensino doméstico reservado para meninas entre 12 e 18 anos. Tratava-se de um ensino feminino, contendo em um dos ciclos, o...
tracking img