Biografia de rafael bordalo pinheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Rafael Bordalo Pinheiro



* Vida Pessoal
Rafael Augusto Bordalo Prestes Pinheiro nasceu a 21 de Março de 1846 em Lisboa.
Matriculou-se sucessivamente na Academia de Belas-Artes(desenho de arquitectura civil, desenho antigo e modelo vivo), no Curso Superior de Letras e na Escola de Arte Dramática, para logo de seguida desistir.
Procura ganhar a vida como artista plástico,influenciado pelo ambiente familiar.
Filho de Manuel Maria Bordalo Pinheiro funcionário do estado e um pintor sem grande qualidade mas muito entusiasmo, herdando assim uma veia artística .
Protegidopela sua irmã mais velha Maria Augusta que se tornou “sua mãe” após a morte prematura da sua progenitora.
Rafael Bordalo Pinheiro assume-se como um modernista para a altura pelo seu optimismoprofundo e pela tranquilidade que sempre enfrentou os obstáculos da sua vida.
Na madrugada de 23 de Janeiro de 1905 não resiste a uma lesão no coração e morre em Lisboa.
O desenhador e aguarelista,ilustrador de dezenas de livros e publicações, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor, morreu no princípio do séc.XX mas a actualidade da sua obra faz com que seja intemporal.* As suas obras

Começou a fazer caricatura por brincadeira. Mas é a partir do êxito alcançado pel'O Dente da Baronesa (1870), folha de propaganda a uma comédia em 3 actos de Teixeira deVasconcelos, que Bordalo entra definitivamente para a cena do humorismo gráfico.
No ano seguinte, o quadro de vastas dimensões desenhado numa simples folha de papel - "Bodas de Aldeia" -, inspirado numacena ribatejana, é premiado na Exposição Internacional de Madrid e, no ano seguinte, conclui o ciclo de desenhos a carvão com "O Enterro na Aldeia". Ao mesmo tempo que concorre às exposições daPromotora, desenvolve paralelamente a faceta de ilustrador e decorador, compondo desenhos para almanaques, anúncios e revistas estrangeiras como "El Mundo Comico" (1873-74), "Ilustrated London News",...
tracking img