Economia - diagrama do fluxo circular e possibilidade de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PADRÃO
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
 
 

 

DIAGRAMA DO FLUXO CIRCULAR E
POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO
 
 

 

 
APARECIDA DE GOIÂNIA
2011
CESAR DOS SANTOS ALCANTARA
ERICK CORDEIRO ROCHA
JONATAS DE BRITO WELTER
JOSÉ CLAUDIO DOS SANTOS
KLEYTON GOMES MARQUES
MAURICIO DE OLIVEIRA CARVALHO
RODRIGO FERNANDES MARQUES
MARCUS VINICIUS KUCKELHAUS DE SOUSA

                           

DIAGRAMA DO FLUXO CIRCULAR E
POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO
 
Trabalho elaborado para o departamento de administração da faculdade Padrão como parte dos requisitos para compor a N1 na disciplina de Economia sob orientação da professora Andréia Pádua.

Professor (a): Andréia Aparecida Silva de Pádua.
 

 
 
APARECIDA DE GOIÂNIA
2011
EPÍGRAFE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  

 
 
 
 
 
 
 
 

“Sem economia ninguém pode ser rico; e com ela poucos serão pobres."
Samuel Johnson.

INTRODUÇÃO

Este trabalho direcionado ao estudos de economia, demonstrará os dois modelos econômicos, e tudo sobre eles demonstrando seus conceitos, forma de aplicá-los e exemplos, para um melhor aprendizado dos leitores e de nós alunos que iremos levar esses doismodelos econômicos para o resto de nossa vida, em nossa carreira de administradores, onde a economia é a melhor forma de estudar e controlar os investimentos para não ocorrer perda nem falência de nossa empresa.

DIAGRAMA DO FLUXO CIRCULAR

O Diagrama do Fluxo Circular é um dos primeiros modelos econõmicos apresentados em sala de aula e segue os padrões de tantos outros dos manuais de economia.A simplificação é completamente compreensível, todavia, temerosa quando mal lecionada. Uma aferição perigosa desse modelo já foi argumentada por alguns textos de graduandos. De acordo com a apresentação do modelo, o fluxo de renda equivaleria ao ao fluxo de fatores e, portanto, nessa perspectiva o a economia representada era estática.
A conclusão parte da impossibilidade desse modelo simples emexplicar a reprodução econômica, já que no caso, tudo que é investido é consumido. Basta acompanhar o que diz Mankiw (2010) “As famílias são proprietárias dos fatores de produção e consomem todos os bens e serviços que as empresas produzem”.
Há de se pensar que nas entrelinhas do processo, estão as decisões das famílias que culminam em demanda e das empresas que originam a oferta. Odesequilíbrio momentâneo dessas forças produzirão uma readequação do sistema e revelará que essa economia está longe de ser estática.
Como em toda economia, simples ou não, a produção necessita do processo de alocação. Essa alocação de recursos de todas espécies (financeiros, de fatores de produção e de oportunidade) provocarão a reprodução do sistema.
E dessa alocação e reprodução que comentam Duilio etal. (2011) quando afirmam “Assim, temos na produção o germe da geração de recursos; nas vendas, o germe do uso dos recursos; e nas finanças, a intermediação entre o mundo interno e o mundo externo.
O ponto sensível é o mesmo, os modelos econômicos não têm a pretensão de acolher todos os agregados do universo. A simplificação e abstração imposta aos esquemas não são problemas insanáveis, operigoso sempre são as aferições imediatas de modelos unicelulares como o do Diagrama de Fluxo Circular.

EXEMPLO:

A figura acima representa o fluxo de renda e de fatores de uma economia. O modelo é simplificado, pois não representa o vazamento causado pelas relações internacionais e a intervenção governamental. Além disso, nos tempos modernos, não se adapta aos fenômenos oriundos das relaçõesfinanceiras.
Um breve resumo deste “Fluxo Circular da Renda” é que em uma economia real, as empresas produzem produtos, outras serviços, as famílias consomem esses produtos e serviços, o governo no meio dessas transações capta os impostos, que são revertidos em investimentos de infra-estrutura e outras formas de distribuição de renda, as empresas que produzem produtos e serviços empregam...
tracking img