Funcionamento pop3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De Wikipédia, a enciclopédia livre
O Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Ele está definido no RFC 1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Aí, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes,armazená-las, etc..
O funcionamento do protocolo POP3 diz-se off-line, uma vez que é o processo suportado se baseia nas seguintes etapas:
* É estabelecida uma ligação TCP entre a aplicação cliente de e-mail (User Agent - UA) e o servidor onde está a caixa de correio (Message Transfer Agent - MTA)
* O utilizador autentica-se;
* Todas as mensagens existentes na caixa de correio são transferidassequencialmente para o computador local;
* As mensagens são apagadas da caixa de correio (opcionalmente, o protocolo pode ser configurado para que as mensagens não sejam apagadas da caixa de correio); Se esta opção não for utilizada, deve utilizar sempre o mesmo computador para ler o correio eletrônico, para poder manter um arquivo das suas mensagens.
* A ligação com o servidor éterminada;
* O utilizador pode agora ler e processar as suas mensagens (off-line).
A característica off-line do protocolo POP3 é particularmente útil para utilizadores que se ligam à Internet através de redes públicas comutadas, em que o custo da ligação é proporcional ao tempo de ligação (ex: a rede telefônica convencional ou a rede RDIS). Com o POP3, a ligação apenas precisa de estar ativa durante atransferência das mensagens, e a leitura e processamento das mensagens pode depois ser efetuada com a ligação inativa.

Todos os dias, milhões de mensagens são trocadas entre computadores, por vezes a um planeta de distância. Mas como é que esta viagem se processa?
O e-mail é uma ferramenta de trabalho e, principalmente, um meio de comunicação. Apela a uma linguagem diferente, uma mistura delivre oralidade e de de escrita, de abreviaturas, símbolos e meias palavras - como smileys ou acrónimos. A utilização de regras de etiqueta on-line (www.fau.edu/netiquette) é recomendada, embora não obrigatória. Mas utilizar o correio electrónico implica mais do que premir o botão 'enviar''. De inicio, a par de um computador, um modem, uma linha telefónica, uma conta de correio electrónico (ouvárias) e software adequado - Outlook (www.microsoft.com), Communicator (www.netscape.com), Eudora (www.qualcomm.com)... -, contamos com uma mensagem e o endereço do destinatário. A conta de e-mail, gratuita ou não, pode estar associada a um ISP (Internet Service Provider), a outras entidades, ou simplesmente residir na Web - caso do Hotmail ou do Mail.pt, acessíveis a partir de qualquer computador comligação à Internet. 

Um endereço como, por exemplo, geral@bit.pt, é com- posto por: nome do utilizador (geral), indicador de localização (@), nome do host ou nome de domínio (BiT) - relativo ao servidor de mail onde está alojada a caixa de correio do utilizador - e tipo de domínio (pt). Uma vez accionado o envio da mensagem, o computador liga-se ao ISP e o programa de e-mail liga-se aoservidor de expedição de correio do ISP. Este servidor, por sua vez, conecta-se ao servidor de recepção de e-mail do destinatário, percorrendo vários hubs e routers, através de uma sucessão de hops. Esta informação é normalmente ocultada pelos programas de e-mail, mas pode ser verificada com um trace-route ao endereço de IP de destino no DOS - por exemplo, tracert 128.8.10.90. Quer o endereço de destinoseja em Portugal, quer seja na Austrália, o processo é sempre o mesmo: a mensagem é de- composta em pequenos conjuntos de dados (pacotes), de forma a serem enviados com mais facilidade através de linhas telefónicas congestionadas e também para facilitar a sua recuperação. Se a linha estiver muito "entupida'' cada pacote pode tomar um caminho distinto dos outros. Estas rotas são decididas...
tracking img