Economia de marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópicos: a questão do fator econômico na análise marxiana da sociedade

[pic]

1. Marx foi um dos inspiradores do movimento social mais importante do século XIX: o socialismo[1].
1.2 Escreveu o Manifesto Comunista juntamente com Engels que pode ser considerado como a expressão do espírito revolucionário europeu da época.
1.3. “Foi um economista, um filósofo e um teórico social. ‘Seupensamento está na base da Teoria Social contemporânea e sua crítica ao capitalismo — ‘crítica’ significando ao mesmo tempo exame, caracterização e julgamento, desaprovação — é uma das mais poderosas e penetrantes análises da sociedade industrial.”[2]
1.4. Qual a verdade sobre o fator econômico na análise marxiana?

- Há duas dificuldades: primeiramente a dificuldade de separar o pensamento do próprioMarx dos marxismos posteriores, ou seja, das análises posteriores que foram feitas em seu nome. Porém mesmo nos atendo aos escritos de Marx, tal fato não nos livra da interpretação. Não é possível separar a obra de Marx das leituras sobre ela. Isto vale de forma geral para todo pensador. Em segundo lugar, a dificuldade de afastar a obra marxiana da sua finalidade prática. Marx não desenvolveu,propriamente falando, uma teoria acabada tanto filosófica como econômica. Isto porque era inimigo tanto de uma teoria pura como de utopias fantasiosas. Afinal a obra de Marx foi escrita com um objetivo político claro.

- Tal como aconteceu com outros pensadores, o pensamento marxiano foi vítima também de simplificações grosseiras. Hoje por exemplo muitos entendem que a principal contribuição deMaquiavel para a política foi a de que os fins justificam os meios. Rousseau para muitos é aquele filósofo que acreditava na bondade natural do homem, responsabilizando a sociedade pela sua corrupção. No caso de Darwin toda uma teoria sofisticada sobre a origem das espécies foi reduzida à afirmação de que o homem vem do macaco.
- Por isso a questão fundamental não é somente ler o que determinadoautor escreveu, mas é necessário saber como ler o que escreveu.
- Marx escreveu sobre muitos assuntos. Porém o fato de suas idéias terem sido expressas de forma polêmica, com pouca sistematização e com estilo mais literário que político, favoreceu leituras equivocadas.
- Estas leituras equivocadas geraram três acusações à obra marxiana: a obra de Marx seria economicista, mecanicista einstrumentalista. São interpretações reducionistas. E veremos que não expressam o que Marx realmente quis dizer.
- De forma geral estas interpretações reducionistas querem comprovar que Marx busca a explicação do que acontece na vida social, seja na esfera política, do direito, da arte, da religião, da cultura, da filosofia, etc.. através do que acontece na economia.
- Os partidários desta interpretaçãobuscam embasamento para suas idéias nas próprias afirmações de Marx.
- Por exemplo, no Prefácio da Crítica à Economia política Marx afirma: "na produção social da sua vida os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. A totalidade destasrelações de produção forma a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se ergue uma superestrutura jurídica e política, e à qual correspondem determinadas formas da consciência social. O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, inversamente, o seu ser social quedetermina a sua consciência.”[3]
- Realmente, a primeira impressão que temos da leitura desta afirmação marxiana é que a relação entre a economia e as demais instâncias da vida social é uma relação totalmente desequilibrada. Todas as coisas não econômicas sempre serão condicionadas pela economia. Não possuiriam vida própria, não existiriam por si mesmas e não podem ser independentes da base...
tracking img