Economia de Karl Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO DE SISTEMATIZAÇÃO DE LEITURA (ESL)



Aluno: Aila Camila Data: 28/10/2013




Conceitos Principais: Karl Marx define a composição orgânica do capitalcomo a razão entre capital necessário para produzir mercadorias (matéria-prima e máquinas) e a força de trabalho (mão de obra). Uma razão que resulta na produtividade de trabalho. Portanto, a força detrabalho é proporcional à composição orgânica do capital.



Estrutura e Linha de argumentação do texto:
A economia de Karl Marx: Marx cria uma teoria chamada valor-trabalho, no qual asmercadorias são renovadas de acordo com o tempo necessário para sua produção. A disputa entre capitais individuais ou nacionais para obter maior parte da mais-valia (lucro), proporciona uma modificação nateoria do valor-trabalho.
A base econômica de cada sociedade é o trabalho, pessoas cooperando entre si para suprir suas necessidades. No capitalismo, os produtos do trabalho tornam-se mercadorias.Então cada mercadoria tem valor de troca. Valores de uso e de troca são distintos. O valor de uso tem que satisfazer determinadas necessidades humanas. Em contraste com o valor de troca, no qual se destacamais o que as mercadorias têm em comum do que suas qualidades de fato.
O capitalismo possui uma característica relevante quanto a outros sistemas de produção: acumulação do capital. Nas sociedadesfeudais, o senhor feudal consumia o excesso da produção, justamente para ter lucro. Entretanto este modo de produção não é a forma mais racional de sociedade, pois se não houver demanda (lei daprocura) de determinado produto não será produzido ou consequentemente o comerciante terá prejuízo e não lucro enfrentará uma crise.
Dentro do modo de produção capitalista há duas separações: produtoresinterdependentes e concorrentes entre si. O que permite descobrir as origens da mais-valia é análise da compra e venda da força de trabalho. Portanto, a exploração é um fator que contribui para a...
tracking img