Economia - caderno de atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CADERNO DE ATIVIDADES
Gabarito – Economia
Conforme Caderno de Atividades – Administração - 2º semestre – Autor Milton Rodrigues Gonçalves. São Paulo, 2010.

Tema 1 - Introdução à Economia

Ponto de Partida
Resposta: As vagas são escassas. Se não há bastante quantidade de um item para satisfazer a todos que o desejam a um preço zero, trata-se de um artigo escasso. Se as pessoas querem pararem frente a seus destinos e precisam caminhar em média duas quadras, há escassez de vagas.

Questão 1
Resposta: A

Questão 2
Resposta: D

Questão 3
Resposta: C

Questão 4
Resposta:
a) Ocorre quando existe mais procura que oferta de um artigo.
b) Alternativa de maior valor abandonada quando se faz uma opção.
c) Fundos usados na compra de capital.
d) Itens como maquinário eequipamentos usados na produção.
e) Esforços intelectuais e físicos de uma pessoa, inclu-indo treinamento, educação e as habilidades dos indi-víduos na sociedade.

Questão 5
Resposta: Todos os envolvidos.

Questão 6
Resposta: Inferiores.

Questão 7
Resposta: Inferiores.

Questão 8
Resposta:
a) 5 horas.
b) 2 horas.

Questão 9
Resposta: Não, o conceito de escassez difere do conceito depobreza. Escassez significa a existência de mais desejos do que bens para satisfazer tais desejos. Pobreza, por sua vez, significa ter poucos bens.

Questão 10
Resposta: Entende-se por mercado um local ou contexto em que compradores (o lado da procura) e vendedores (o lado da oferta) de bens, serviços ou recursos estabelecem contato e realizam transações. O lado dos compradores é constituído tantode consumidores (compradores de bens e serviços, quanto de firmas) que são compradoras de recursos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial), utilizados na produção de bens e serviços. O lado dos vendedores, por sua vez, é composto de firmas, que vendem bens e serviços aos consumidores, e de proprietários de recursos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial), que os vendem (ouarrendam) para as firmas em troca de remuneração (salarial, aluguéis e outros).

Tema 2 Evolução do Pensamento Econômico

Ponto de Partida
Resposta: Aberta
Questão 1
Resposta: Dessa maneira, para evitar essa situação, o keynesianismo defende a necessidade de o Estado buscar formas para conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessasde capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era fundamental que o governo também concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantindo a realização de investimentos do setor privado.
Questão 2
Resposta: C
Questão 3
Resposta: A “mão invisível” do mercado é um conceito criado pelo economista escocês Adam Smith (pai do liberalismo econômico).É uma teoria que explica que a economia capitalista se autorregula no mercado por meio da liberdade de competição e da lei da oferta e da procura. Resumindo, é uma teoria que explica a autorregulação do mercado capitalista.
Questão 4
Resposta: A
Questão 5
Resposta: Verdadeira.
Questão 6
Resposta: “Mais-valia” é o nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e osalário pago ao trabalhador, que seria a base do lucro no sistema capitalista. “Mais-valia” é o lucro do capitalista. É a diferença entre o valor do salário e o valor do produto que o operário (trabalhador) produz à base do lucro no sistema capitalista. Ao mesmo tempo, é um processo de tirar proveito do trabalho de outra pessoa, definindo-se não só pelo trabalho pago, pelo salário, masprincipalmente pelo trabalho não pago. “Mais-valia” é então exatamente o valor que o operário cria além do valor de sua força de trabalho.
Questão 7
Resposta: Pessoal.
Questão 8
Resposta: Pessoal.
Questão 9
Resposta: Pessoal.
Questão 10
Resposta: Pessoal.

CADERNO DE ATIVIDADES
Gabarito – Economia
Conforme Caderno de Atividades – Administração - 2º semestre – Autor Milton Rodrigues Gonçalves....
tracking img