Economia avancada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise econômica está aumentando a diferença de renda entre ricos e todos as outras pessoas em economias avançadas, segundo relatório da Organização para a Cooperação eDesenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado hoje.
Pela primeira vez, a desigualdade está crescendo na Europa em países tradicionalmente conhecidos pela sua distribuição de riqueza, comoa Alemanha, Dinamarca e Suécia. A renda no Reino Unido subiu a um ritmo mais rápido do que qualquer outro país da OCDE desde 1975, afirmou a organização.
O relatório mostra que arenda média dos 10% mais ricos da população nos países da OCDE representa atualmente nove vezes o valor da renda dos 10% mais pobres.
No entanto, o crescimento do porcentual dericos é mais marcante nos EUA, onde a renda familiar mais do que dobrou para 1% dos assalariados com renda mais alta, de quase 8% em 1980 para 18% em 2008.
Os governos de algumaseconomias desenvolvidas deveriam considerar a introdução ou aumento do imposto de renda e dos tributos sobre os imóveis como parte de um grupo de medidas designadas para conter ereverter o aumento da desigualdade de renda, afirmou a OCDE.
Segundo os dados, desde meados da década de 1990, as diferenças nas rendas aumentaram rapidamente, mesmo em paísescomo a Alemanha e a Suíça, que têm tradicionalmente uma desigualdade menor.
Somente México e o Chile conseguiram reverter a tendência mais ampla, embora tenham apresentado, desdeo início, a distribuição de renda mais desigual.
Em 2008, a média anual de renda dos 10% dos trabalhadores com os salários mais altos do Reino Unido foi de 55 mil libras, quase12 vezes mais alta que os 10% dos trabalhadores com os salários mais baixos, que tiveram uma renda média de 4.700 libras, afirmou a OCDE. Em 1985, essa relação foi de 8 para 1.
tracking img