Manual brasileiro de acreditacao hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar

Trata-se da aprovação da terceira edição atualizada do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar que consiste em um programa que condiciona qualidadenos serviços prestados pela rede hospitalar.
No contexto apresentado, a Acreditação Hospitalar é uma resposta frente a uma necessidade vislumbrada pelos serviços de saúde e está dentro do Programa deGarantia e Aprimoramento da Qualidade em Saúde, criado pela Portaria GM/MS nº. 1.107 de 14 de junho de 1995 e por meio da Portaria GM/MS nº. 538 de 17 de abril de 2001 que reconhece a OrganizaçãoNacional de Acreditação (ONA) como Instituição com responsabilidade em gerir o processo de Acreditação Hospitalar.
Ressalta-se que através da implementação da primeira edição do Manual constituiu-seassim um marco de suma importância como norteador para vários programas que se relacionam com eficácia, efetividade e eficiência nos hospitais. Sua aplicabilidade foi exitosa desde a sensibilização atédefinição de características específicas que se tornariam viáveis no Brasil.
Esta terceira edição mantém o foco do binômio avaliação-educação, propiciando assim na avaliação uma importante ferramentaavaliadora dos processos realizados e para a educação no sentido de questionamento sobre as práticas e padrões aceitáveis, sendo de substancial importância para qualificar os profissionais da saúde.Este Manual foi dividido em duas partes, sendo apresentadas na parte I os princípios Gerais e Diretrizes orientadoras do Processo de Acreditação Hospitalar, promovendo conhecimento necessário àsempresas prestadoras de serviços hospitalares e também demonstrar as ações dos avaliadores.
Estes princípios Gerais e Diretrizes orientadoras irão nortear todo o processo de em que a empresa necessitapara aderir à Instituição Acreditadora, sendo assim um instrumento que irá através de seus avaliadores fomentar subsídios para avaliação da empresa. Seguem os seguintes passos: inscrição no processo de...
tracking img