Economi a: keynes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Crítica de Keynes à Teoria Clássica

Keynes criou a sua Teoria com a pretensão de rivalizá-la à teoria "clássica". "O próprio John Keynes certamente via a sua teoria como uma total ruptura com a ortodoxia corrente". Ele considera a teoria clássica como sendo uma teoria particular e parcial da atividade econômica. Keynes aponta três fatores para justificar a sua colocação.
Primeiro fator; ateoria clássica e seus seguidores argumentavam os seus princípios sobre a hipótese do pleno emprego, ou seja, a existência de uma sociedade em que todos possuem um emprego. Como essa hipótese não é tida como confirmada, houve a necessidade da implantação de uma política que se encaixasse com a realidade. A teoria clássica não relata a variação dos preços dos produtos e serviços quando o desempregose faz presente (principalmente em época de depressão).
Segundo fator; a teoria clássica e seus seguidores cometeram o erro de não imporem nas suas argumentações o papel da moeda. A lei de Say (lei das "saídas") foi criada por J. B. Say, e ela argumenta que "os produtos se trocaram contra produtos". Os clássicos pregavam esse raciocínio e excluíram a moeda como se ela fosse apenas um fatointermediário, passivo e sem importância para o equilíbrio econômico e para o equilíbrio dos preços.
Terceiro fator; a teoria clássica e seus seguidores apresentaram os problemas econômicos como possuidores de comportamentos individuais, ao invés de relatarem o verdadeiro comportamento dos problemas que apresentava um quadro geral. Os neoclássicos empenhavam-se especialmente à análise das reações doscompradores, vendedores, produtores, repartidores e consumidores. Keynes ultrapassa este ponto de vista microscópico e avança para uma perspectiva macroscópica do estudo econômico, ou seja, uma visão mais geral do "rendimento global" e do "emprego global".
O economista deve analisar e raciocinar com base em dados pertencentes ao conjunto econômico. A ciência Macroeconomia que conhecemos hojecomeçou a partir da Teoria Geral de Keynes.
p. 4
Princípios da Teoria de Keynes
Os seguidores da teoria clássica pregavam que a oferta gerava a sua própria procura, ou seja, a produção atraia o consumo. Para eles, a oferta funcionava como o agente gerador da atividade mecânica do sistema econômico. Keynes pregava exatamente o contrário, na sua teoria ele relata que a procura se encarregava dafunção de agente gerador do sistema econômico, "(...) a teoria clássica estava baseada em postulados que eram aplicáveis a um caso especial – o caso de uma economia na qual as forças naturais fossem tais que a demanda agregada sempre se ajustaria à oferta agregada (...)".
Keynes afirma que a taxa de emprego varia junto com o rendimento global (o gerador da procura global é o rendimento global). Orendimento global surge de três maneiras: entesourando (acumulando), investindo e consumindo. Além de dependerem do volume monetário existente, o emprego e a procura global também dependem de três elementos um tanto variáveis e independentes entre si. Estes fatores são: a preferência pela liquidez, o estímulo para investir e a tendência para consumir.
O ato de preferir a liquidez sobre qualquer outraforma de riqueza é definido como uma tendência que impulsiona o indivíduo a aplicar a sua economia ou entesourá-la na forma de moeda. Essa função é considerada estável enquanto as taxas de juros se mantiverem baixas. É introduzido na teoria econômica a importante noção do tempo e da moeda. Os motivos que explicam tal preferência pela liquidez são: a transação, a precaução e a especulação.
Atransação faz com que o homem conserve o seu dinheiro na sua forma líquida para conseguir efetuar as suas compras todos os dias. Outro caso seria a forma pela qual um empreendedor ou administrador é capaz de se manter atualizado com o pagamento de despesas e dívidas, as suas obrigações com terceiros e a existência das suas receitas.
A precaução faz com que o homem se sinta seguro de ser capaz de...
tracking img