Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os primatas e a evolução hunana
2113 acessos - 8 comentários
Publicado em 31/03/2010 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro - RJ

A autora teve excelente senso de humor além de perspicácia. Ainda jovem, deu-se conta de que "certamente há muitíssimas exceções!". Tem reinado quase absoluta a supremacia do homem. Todavia, a mulher, sendo inteligente, sabe - emuito bem - como tirar proveito (no bom sentido!) de seu "fortão!". - Foto: internet
Hoje estou a postar alguns trabalhos de jovens. Estão ainda aprendendo. É muito provável que grande parte dos adultos, todavia, pode com eles aprender. Este trabalho é interessante, mostra denodo, está bem redigido (o que é uma alegria constatar!) e ainda ensina aos que desconhecem o assunto.

Quem são osPrimatas?

Os primatas constituem um grupo diversificado, que forma estruturas sociais complexas. Estes animais vivem geralmente em florestas tropicais, onde as suas mãos e pés hábeis e preênseis são uma boa adaptação à vida nas árvores. Em algumas espécies a cauda também é preênsil.

O que distingue os primatas das outras ordens de mamíferos?

 - Adaptação à vida arborícola, que é característicade todos os primatas, exceto o Homem, sendo um meio eficaz de evitar ataques de predadores. Este fato verifica-se mesmo em primatas que durante o dia vivem no solo, pois à noite dormem em ninhos nas árvores. Para que possam viver deste modo necessitam de dedos preênseis.

- Os primatas são, comparativamente, pouco especializados, pois as suas extremidades ainda se assemelham às dos mamíferosancestrais, com cinco dedos separados em cada membro, enquanto a maioria dos outros mamíferos evoluiu para extremidades melhor adaptadas para correr, saltar, capturar a presa, cavar ou nadar.

 - Unhas - os dedos não apresentam garras, o que facilita a proteção das polpas tácteis das pontas dos dedos e facilita o ato de agarrar.

- Articulações com grande mobilidade como as do punho, cotovelo,ombro, anca e pescoço, o que torna os primatas animais muito ágeis.

- Os primatas mantiveram a capacidade de fazer girar o rádio (o osso do lado do polegar) sobre a ulna, que lhes capacita a girar a mão sem que exista movimento do cotovelo ou do braço. Outra importante capacidade mantida pelos primatas é a possibilidade de rodar a mão para cima e para baixo no pulso.

- A articulação do "ombro"- a maioria dos mamíferos perdeu a capacidade de rodar o braço para o lado ao nível do "ombro", apenas conseguem rodar para a frente e para trás, mas os primatas conseguem o que é fundamental para saltar de ramo em ramo com segurança.

- Uma visão estereoscópica, pois as órbitas frontais permitem uma visão binocular, o que favorece a percepção de profundidade e o cálculo de distâncias para umamovimentação mais segura. Este fato levou a um predomínio do sentido da visão sobre todos os restantes sentidos, causando o característico achatamento da face em consequência da redução das mucosas olfativas.

- Adaptação à vida em sociedade. Tirando algumas espécies como os orangotangos e lêmures, os primatas levam uma vida em grupo. Estes grupos ou bandos são frequentemente formados por váriasfêmeas e um ou dois machos adultos. Estes grupos podem atingir algumas centenas de indivíduos, podendo subdividir-se. Estas sociedades são mantidas por comportamentos característicos, como a catação comunitária. Porém, algumas espécies, quase todas do Novo Mundo, formam casais monogâmicos.

Algumas características dos primatas que foram essenciais para a Evolução Humana:

1- A vida emsociedade tem a grande vantagem da proteção do grupo e a facilidade de transmissão de conhecimentos. A sociabilidade dos primatas surgiu como resultado de características biológicas, como a existência de um único filho por gestação, com um prolongado período de crescimento pós-natal, durante o qual aprende comportamentos complexos. O predomínio da visão sobre o olfato também favoreceu o comportamento...
tracking img