Ecologia e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da ecologia para o futuro da humanidade






Resumo: Diante das perspectivas do direito ambiental brasileiro, o presente trabalho vislumbra demonstrar a importância dos estudos acerca da problemática da ecologia urbana e as suas conseqüências para o futuro da humanidade. Tais informações são importantes, na medida em que contribuirão para o aprendizado jurídico dosoperadores do Direito, e para o conseqüente amadurecimento das peculiaridades do tema em foco, visando acima de tudo informar a sociedade civil acerca da importância de questões que envolvam o meio ambiente, sobretudo no que diz respeito aos seus efeitos para as gerações futuras.
INTRODUÇÃO
Diuturnamente, muito se discute acerca das temáticas envolvendo o meio ambiente, nesse contexto,inclui-se a ecologia urbana. É nesse diapasão que o presente trabalho focará seus estudos, claro, relacionando-o com o presente tema, a saber, a importância da ecologia urbana para o futuro da humanidade.
Na sua obra Ecologia e Cidadania, Carlos Minc, ressalta o seguinte: ”As metrópoles expressam a síntese de problemáticas ambientais e sociais agudos: lixo, esgoto, fumaça, doenças de origem ambiental.Nelas também se verificam novas alianças e uma consciência incipiente para superar estes problemas, transformando a realidade urbana”.
Nesse contexto visa o presente artigo, trazer possíveis soluções para se alcançar a um meio mais saudável e ecologicamente correto e enfrentar a problemática em questão, para que tais problemas vividos hoje por todos nas cidades não venha a se agravar ainda mais,consequentemente vindo a prejudicar as gerações futuras que ainda virão.
2. ECOLOGIA URBANA
Segundo a obra “Ecologia e Cidadania” de Carlos Minc, a ecologia urbana diz respeito às grandes cidades que vivem num intenso desequilíbrio econômico, ecológico e espacial, o qual o autor compara a um organismo vivo que se encontra muito doente.
As grandes metrópoles, ou seja, cidades que concentrampoder econômico e político atraem recursos e populações, produzem espaços congestionados e geram desertos demográficos. Tais metrópoles se comparada a um indivíduo doente podem apresentar os seguintes sintomas: conjuntivite; fratura dos membros; otite; amnésia; câncer; estresse; fome; obesidade; diarréia; esquizofrenia; depressão geriátrica; AIDS; enfarte do miocárdio; Apartheid social; etc. Aresolução para esse terrível diagnóstico, a terapia para esse complexo conjunto de doenças chama-se CIDADANIA – a cidade do cidadão associado.
A cidade do Cidadão é o espaço do Direito de vizinhança, onde o morador é consultado acerca das intervenções que modifique seu bairro, do direito ao verde e ao ar puro. É a cidade arborizada, das ciclovias, dos transportes de massa integrados, da coletaseletiva do lixo e do tratamento do esgoto. As rádios e televisões de associações, sindicatos e universidades ampliam a comunicação e a consciência da cidadania.
O transporte é um dos grandes vilões para o crescimento da poluição do ar, vez que os habitantes das grandes cidades realizam vários deslocamentos diários que consomem tempo e dinheiro, e agrava ainda mais o problema.
Quanto à emissão deenxofre na atmosfera, o autor ressalta que os ônibus usam o óleo diesel como combustível, o que gera inúmeros poluentes agressivos a saúde, sobretudo o dióxido de enxofre. Os efeitos a saúde são bronquites, dores de cabeça, inflamações na pleura e câncer de pulmão.
A adição de Chumbo na gasolina agride os pulmões e o sistema nervoso das populações em geral, bem como afeta o quociente intelectual dascrianças. Tal fator somado aos carros desregulados movidos a gasolina e álcool que eliminam elevadas concentrações de CO, que podem ocasionar a morte por asfixia e enfarte do miocárdio.
O gás natural é 80% menos poluente que o diesel e a gasolina, além do que corroí menos os carburadores e torna a manutenção do veículo menos onerosa.
Talvez os transportes integrados por ser uma ampla e...
tracking img