Ecologia integral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECOLOGIA INTEGRAL
A Ecologia Integral é a visão que partiu dos astronautas quando lançaram os primeiros foguetes tripulados a partir dos anos 60. Devido ao fato de que viam a Terra de uma perspectiva de que essa e os seres humanos eram uma única entidade, em que ambos pensam, sentem, amam, choram e veneram, visto que são um o reflexo do outro.
Após o Bin-Bang, a Terra foi evoluindo e criandomais seres diferentes e complexos que mais se auto-organizam e mostram a interioridade, e níveis de consciência. Assim surge á consciecia humana, o qual se religa constantemente ao universo, visto que ambos possuem uma profundidade espiritual. E assim na Terra não existe mais o caos, e sim o cosmos, pois com a relação e ligação desses elementos forma-se o universo como cosmo, uma totalidadeorgânica, dinâmica, diversa, tensa e harmônica.
Desta forma, segundo Leonardo Boff Ecologia Integral parte do reconhecimento do fato de que tudo no planeta está interligado, “Tudo se mantém religado num equilíbrio dinâmico, aberto, passando pelo caos que é sempre generativo, pois propicia um novo equilíbrio mais alto e complexo, desembocando numa ordem, rica de novas potencialidades.”

A EcologiaIntegral, segundo Ana Maria Vidigal a palavra ecologia nos remete ao estudo das múltiplas casas que habitamos, a casa pessoal, social e ambiental. Amplia o conceito de ecologia em virtude da necessidade de transformações mais profundas e duradouras na qualidade da vida, na terra e de todos os que habitam. Logo, existem três dimensões que não se separam, e ao mesmo tempo formam elos profundos einterdependentes, a ecologia pessoal, social e ambiental. Assim reúnem-se as dimensões que nunca poderiam ter sido separadas: o ser humano, a sociedade e a natureza. Assim para colocá-la em prática necessita-se apenas adotar condutas que estejam em conformidade com a unidade e preservação dessa interligação.
É importante designar os conceitos para as três dimensões citados pela autora:
A ecologia pessoalse refere ao cuidado que devemos ter com o nosso corpo (como a alimentação saudável, a respiração correta, o movimento físico, o sono reconfortante e o descanso necessário), com as nossas emoções (procurando conhecer e entender os nossos estados emocionais para que eles se tornem cada vez mais harmoniosos), com a nossa mente (a atenção que se deve dar aos nossos pensamentos e às informações queos “alimentam”) e com a nossa espiritualidade (buscando uma verdadeira conexão interna, com as outras pessoas, com o planeta, com o cosmos e com aquilo que ainda não conseguimos compreender).
  A ecologia social expande o nosso cuidado para as pessoas do nosso relacionamento e para todos os outros seres humanos.  Se torna a prática da solidariedade, do diálogo, da solução pacífica dos conflitos,do compartilhar, do respeito às diferenças, da dedicação às causas ligadas à justiça social e à conquista de uma vida digna para todos.
A ecologia ambiental nos propõe uma união profunda com a natureza, fazendo-nos entender que sem ela não há possibilidade da existência humana e que a opção pela simplicidade voluntária, pelo conforto essencial, pelo consumo consciente, por ações de preservaçãoambiental e ações reparadoras em áreas devastadas se fazem prioritárias para a continuidade da vida na terra.

Além desses inúmeros autores vieram a traduzir o significado retirado do termo Ecologia Integral:
Para o psicólogo e educador Pierre Weil, "uma nova visão da paz será, certamente, holística. (...) Essa visão inovadora implica: uma teoria não fragmentada do universo, segundo a qual amatéria, a vida e a informação são apenas formas diferentes de manifestação da mesma energia; uma perspectiva que leve em conta o homem, a sociedade e a natureza (...) Esses três aspectos são estreitamente ligados e em constante interação." Para ele, o olhar fragmentado do ser humano seria a principal causa dos problemas atuais.

Na visão do físico Fritjof Capra, "a nova visão da...
tracking img