Ecologia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE ECOLOGIA APLICADA

1. A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies litorâneas. São características dessa floresta, EXCETO:
a) Apresentar grande diversidade de plantas e animais.
b) Proporcionar abrigo para animais em extinção.
c) Possibilitar o desenvolvimento do ecoturismo.
d)Apresentar baixa densidade de espécies e de indivíduos.
e) Constituir um banco de genes das espécies nativas.

Comentário: Todo bioma contém uma comunidade clímax e, como tal, o máximo de espécies para aquelas condições climáticas. E, dentro de cada espécie, o máximo em indivíduos que a resistência ambiental permite.

2. Assinale a alternativa correta.
A) A sucessãonum ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, conseqüentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.
B) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta (epístase), capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.
C) Acredita-se que a baixa estabilidade dascomunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.
D) No estágio inicial do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.

Comentário: Quanto maior for o número deespécies, mais diversificados serão os comportamentos e, conseqüentemente, os nichos ecológicos. As comunidades vão se sucedendo, criando um ambiente com condições cada vez mais estáveis.

3. A gravura representa uma paisagem correspondente a um dos principais tipos de ecossistema do continente africano. Identifique esse ecossistema e localize-o no mapa, de acordo com o algarismocorrespondente.

a) Floresta equatorial .... 3
b) Savana ................. 2
c) Floresta equatorial .... 2
d) Savana ................. 1
e) Floresta equatorial .... 1

Comentário: Os campos do tipo savana extendem-se da África Central para o sul e são habitados por grandes herbívoros e predadores, acompanhados de seus comensais, comedores de seus restos.4. Leia o texto abaixo.
“Subindo sempre, os campos misturados com pinhais se adiantam até a orla exterior. De vez em quando, vastas porções planas são inteiramente brejosas, revestidas de uma vegetação palustre estranha, entre a qual assomam em toda a parte, os frutos purpúreos de Sphagnum, o musgo das turfeiras.” (RAMBO, Balduíno S.J.. A fisionomia do Rio Grande do Sul. Ed. Unisinos, 1994.)As comunidades fisionomicamente descritas no texto acima, estão associadas a que tipo de vegetação natural do Rio Grande do Sul?
A) À vegetação de dunas.
B) À mata com araucária.
C) À mata de restinga.
D) À campos da campanha.
E) À banhados litorâneos.

Comentário: Localiza-se principalmente na região sul, ocorrendo também em elevadas altitudes na regiãosudeste. O clima é o subtropical, com chuvas relativamente regulares o ano todo, e temperaturas relativamente baixas. A área ocupada por este domínio vegetal é hoje largamente utilizada pela agricultura devido a fertilidade deste solo de coloração vermelha, a "terra roxa", de origem vulcânica. A araucária (Araucaria augustifolia) ou Pinheiro-do-Paraná era muito abundante. Esta árvore pode atingiraté 50m, produz sementes comestíveis, o tradicional pinhão, e tem seus ramos distribuídos em torno do tronco central. Por existir pouca diversidade florística, devido ao clima frio, e a alelopatia (inibição do crescimento de outras plantas próximas, fato comum em pinheiro), as araucárias se sobressaem, ficando isoladas; o que torna extremamente fácil a sua extração, fato que as colocou a beira...
tracking img