Ecologia 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPETICÃO INTRA-ESPECÍFICA E SEUS IMPACTOS SOBRE AS POPULAÇÕES
Esse tipo de relação depende, basicamente, da disponibilidade de recursos. Indivíduos que não encontram os recursos de que precisam podem morrer, enquanto que os sobreviventes podem reproduzir tardiamente ou mesmo deixar menos descendentes.
A competição frequentemente é a explicação para a disperso ou migração de espécies móveis.Espécies sésseis (fixas) são mais sensíveis à competição por não serem capazes de “fugir”de seus concorrentes.
A partir de um certo valor, quando a densidade aumenta causa, por competição, diminuição na taxa de natalidade e aumento da taxa de mortalidade. Conclusão: as taxas de natalidade e de mortalidade são dependentes da densidade dentro de uma ampla faixa de densidade. Assim, a competiçãointra-específica mantém a densidade dentro de certos limites e ajuda a regular o tamanho de uma população.
Quando estabelecemos as curvas das taxas de natalidade e de mortalidade em função da densidade e ambas ou uma dessas são dependentes da densidade, elas devem apresentar padrões opostos, sendo que o ponto onde as curvas se encontram a população tende a permanecer constante (desprezando, porconveniência, a migração). Essa densidade é denominada capacidade suporte (K).
Em densidades abaixo de K, a taxa de natalidade é superior a taxa de mortalidade, de forma que a população aumenta. Ao contrário, em densidades superiores a K, a taxa de mortalidade é maior do que a de natalidade, ocasionando uma redução no tamanho da população. Conclusão: a densidade flutua em torno de K, por influênciada competição intra-específica, ou seja, a competição intra-específica ajuda na regulação do tamanho das populações.
Estes gráficos são generalizações. Existem espécies que apresentam ciclos de vida sazonais, apresentando taxa de natalidade maior que a de mortalidade em certas épocas do ano e taxa de mortalidade maior que a de natalidade em outros momentos. Conclusão: mesmo uma população “estável”de um ano para outro pode apresentar variações significativas entre as estações do ano.
PADRÕES DE CRESCIMENTO POPULACIONAL
Populações com baixa densidade podem crescer rapidamente e o adensamento crescente pode fazer com que as TN e TM dependentes da densidade comecem a fazer efeito. Assim, uma população em baixa densidade cresce pela simples multiplicação em intervalos de tempo sucessivos.Isso é conhecido como crescimento exponencial e a taxa de aumento populacional é denominada taxa intrínseca de aumento natural (r).
Entretanto, população com esse crescimento pode ultrapassar a quantidade de recursos disponível. Assim, a taxa de crescimento tende a reduzir em função da competição, chegando a zero quando a população atinge a capacidade suporte.
Uma repentina redução na taxa deintrínseca de crescimento, enquanto a densidade aproxima da capacidade suporte, faz com que a população passe a apresentar um crescimento “em forma de S”, denominado logístico por ser descrito por esse tipo de equação.
Outra maneira de resumir o modo pelo qual a competição intra-específica afeta as populações é pela taxa líquida de recrutamento populacional – o número de nascimentos menos o númerode mores em uma população sobre um certo intervalo de tempo. Quando as densidades estão baixas, este parâmetro populacional também será menor porque haverá poucos indivíduos disponíveis para acasalar quanto para a probabilidade de morte. O recrutamento líquido também será baixo em densidades muito elevadas, quando a capacidade suporte é atingida. Este parâmetro será máximo em densidadesintermediárias. Este resultado produz uma curva “em forma de sino”que reflete a essência do resultado da competição intra-específica sobre natalidade e mortalidade dependentes da densidade.

PADRÕES NA HISTÓRIA DE VIDA DOS ORGANISMOS:
Descrição simplificada – na natureza é muito mais complexo – das mais diversas histórias de vida dos organismos e seus diferentes tipos de habitat.
Como já foi discutido...
tracking img