Ecodesign – reciclando e reutilizando cadeiras de escritório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECODESIGN – RECICLANDO E REUTILIZANDO CADEIRAS DE ESCRITÓRIO
PAGLIARINI, Geraldo pf., DOSSENA, Cristiane Al.

Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Centro de tecnologia e Computação,
Curso de Design, Disciplina de Estudos Ergonômicos.

Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar problemas que a produção em massa e o consumo massivo de bens e serviços vêm causando, o meio ambiente está ememergência, isso nos faz pensar no que fazer para amenizar esse problema. A sustentabilidade busca inverter esta situação, diminuindo o impacto ambiental, mas alguns estudos mostram que não basta tornar o ambiente menos impactante e sim pensar na desmaterialização, novos cenários adequados ao estilo de vida sustentável, com redução na quantidade de produtos e aumento na venda de serviços, em buscada satisfação como valor, ao invés da propriedade física individual dos produtos. Por isso são necessárias estratégias para a criação de produtos e serviços ambientalmente adequados.

Palavras-chave: Sustentabilidade, reciclagem, cadeiras

INTRODUÇÃO

O desenfreado consumismo praticado pela sociedade atual tem como resultado, entre outros, inúmeros impactos ambientais ao ecossistema do nossoplaneta. O atual sistema de consumo utilizado pela sociedade encontra no avanço tecnológico a capacidade para produzir mais do que necessário. . Esse consumo excessivo é apontado por muitos estudiosos como o principal responsável pelo aumento da degradação do meio-ambiente, que, a cada dia vê seus recursos naturais diminuindo, o que pode levar à sua não sustentabilidade. O consumismo desenfreado deuns convive diretamente com a carência de outros. Apenas 20% da população mundial consomem 80% dos recursos do planeta. (INMETRO, 2002).
A partir do momento em que se faz necessária maior extração de recursos naturais para o aumento de produção, o efeito dominó que passa a ser acionado por tais atos gera inúmeras necessidades de ações que antes não eram percebidas pelo homem. As recentes mudançasclimáticas e o aumento do nível do mar, por exemplo, são algumas das consequências da ação do homem que causaram catástrofes como ondas gigantes, chuvas ácidas e terremotos. Essas tragédias se tornaram cada vez mais frequentes.
De acordo com FUAD-LUKE (2002) a questão ambiental é objeto de discussão desde os anos 1960, quando o conceito de desenvolvimento ecologicamente sustentável foiproposto pela UNESCO, na Conferência Intergovernamental para Uso e Conservação Racional da Biosfera em 1967. Segundo Corbioli (2003), outras iniciativas alertando para o tema ecologia e sustentabilidade surgiu: na medida em que crescia a consciência sobre o esgotamento dos recursos naturais a ideia de desenvolvimento sustentável começou a se difundir.
Hoje, as condições do meio ambiente trazempreocupações, pois a relação homem natureza aproxima-se do seu limite, onde o desequilíbrio desta relação leva a uma série de impactos ambientais. Segundo Braga (2002) por ecossistema se entende que é “o conjunto de seres vivos que interage entre si e com o meio natural de maneira equilibrada”. Esse equilíbrio é determinante para a qualidade de vida no planeta, a qual se relaciona diretamente a trêselementos: população, capacidade de consumo e impacto ambiental de uma sociedade. Sabe-se que as ações humanas ameaçam diretamente o meio-ambiente, ou seja, cada produto que se utiliza para o bem-estar do homem produz um impacto negativo. Isto leva à discussão e à reorientação de novos comportamentos sociais, passando pelo redesenho dos produtos de consumo.
Desta forma, o desenvolvimento de produtosecologicamente corretos requer tecnologias também favoráveis ao meio-ambiente, direcionando para uma nova oferta de produtos e serviços, que dependem de uma mudança comportamental e cultural por parte dos usuários para serem aceitos. Neste contexto, propostas relacionadas ao desenvolvimento sustentável visam construir um mundo materialmente suficiente, social e ecologicamente estável, ou seja, o...
tracking img