Eco e Narciso

Páginas: 2 (493 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
Narciso, a paixão por si mesmo.
Narciso, um jovem de extrema beleza, era filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liríope. No entanto, apesar de atrair e despertarcobiça nas ninfas e donzelas, Narciso preferia viver só, pois não havia encontrado ninguém que julgasse merecer seu amor. E foi o seu desprezo pelos outros que o derrotou.
Quando Narciso nasceu, sua mãeconsultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriamseu amor, mas ele desprezava todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém, tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - QueNarciso ame com a mesma intensidade, se poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou e atendeu ao pedido.
Naquela região havia uma fonte límpida de águas cristalinas da qualninguém havia se aproximado. Ao se inclinar para beber água da fonte, Narciso viu sua própria imagem refletida e encantou-se com a visão. Fascinado, Narciso ficou a contemplar o lindo rosto, comaqueles belos olhos e a beleza dos lábios, apaixonou-se pela imagem sem saber que era sua própria imagem refletida no espelho das águas.
Por várias vezes Narciso tentou alcançar aquela imagem dentro daágua, mas inutilmente, não conseguiria reter com um abraço aquele ser encantador. Tentando buscar incessantemente seu reflexo, imergiu nas águas, mas acabou morrendo afogado. No lugar, surgiu uma floramarela com pétalas brancas no centro que passou a se chamar Narciso.
Narciso e Eco

Conta-se que, certa vez, Narciso passeava nos bosques. Perto dali, a ninfa Eco, que erauma tagarela incorrigível, acompanhava-o, admirando sua beleza, mas sem deixar que a notasse. Eco, em virtude de sua tagarelice, foi punida por Hera, esposa de Zeus, para que sempre repetisse os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O MITO DE NARCISO E ECO E ESPIRITUALIDADE
  • o mito e eco e narciso
  • Mito Eco E Narciso
  • Narciso
  • Narciso
  • Narciso
  • Narcisos
  • O Eco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!