eco bra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual



Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Economia Brasileira
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:


Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade viaEspaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Depois de estudar sobre os ciclos econômicos que vigoraram no país por mais de quatrocentos anos, elabore um comparativo (no mínimo 15 linhas) entre a economia agrícola daquela época e a dos dias atuais. Para isto, escolha um dos ciclos econômicos estudados (pau-brasil, cana de açúcar, ouro, algodão ou café) e cite em que aspectos esse setor evoluiu atéos dias atuais. (2,5 pontos)

O ciclo da cana-de-açucar, tambem conhecido por ter sido o segundo ciclo economico brasileiro, teve como destaque o plantio de cana-de-açúcar, utilizada na Europa para a manufatura de acúçar em substituição à beterraba. O processo era centrado em torno do engenho, composto por uma moenda de tração animal bois, jumentos ou humana. O plantio de cana adotou olatifúndio como estrutura fundiária e a monocultura como método agrícola. O plantio de cana-de-açúcar concentrou-se em cidades costeiras, isso ocorreu porque em 1532 as primeiras mudas chegaram na expedição de Martim Afonso de Souza, trazidas por embarcações à região litorânea do Brasil. O período de maior crescimento de seu cultivo foi no século XVII, já no século XVIII perdeu espaço para o cultivo decafé, pois sua adaptação foi maior do que a da cana-de-açúcar. Ja nos dias atuais,  o novo produto que impulsionou a economia de exportação foi a soja, introduzida a partir de sementes trazidas da Ásia e dos Estados Unidos. O modelo adotado para o plantio de soja foi a monocultura extensiva e mecanizada, gerando muita riqueza para o país através de um novo setor chamado de agronegócio.O crescimento dacultura da soja se deu às custas da expansão da fronteira agrícola na direção da Amazônia, o que por sua vez vem provocando desmatamentos em larga escala.


2. Você já conhece algumas políticas econômicas adotadas pelos governos na condução da economia. Assim, comente a atuação do governobrasileiro na utilização de instrumentos de Política Monetária e Política Fiscal, buscando soluções para amenizar os efeitos da crise internacional iniciada em 2008. Elabore um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo 15 linhas. (2,5 pontos)

A Política Monetária refere-se ao processo de ofertar moeda à economia. A oferta de moeda é realizada tanto pelas autoridades monetárias, através daemissão de notas e moedas metálicas e, também pelos bancos comerciais que apesar de não emitir moeda, possuem mecanismos para criar ou destruir moeda. As autoridades monetárias por meio de instrumentos de política econômica podem ofertar ao sistema econômico uma quantidade de moeda suficiente para o desenvolvimento das atividades econômicas, e manter a liquidez do sistema. A Política Fiscalrefere-se à administração das receitas e despesas do governo federal, estadual e municipal. No Brasil, os gastos do governo em um ano fiscal devem seguir a programação do orçamento elaborado no ano fiscal anterior e aprovado pelo Congresso Nacional. A oferta de crédito externo para empresas brasileiras, incluindo exportadores, era abundante antes da crise, mas secou rapidamente. Os custos dos empréstimosdomésticos aumentaram consideravelmente, houve uma desvalorização do real em 40% no pico da crise de meados de 2008 até final do ano. A atividade industrial caiu arrastada por um colapso na produção industrial, sobretudo, na indústria automobilística. Entre as medidas adotadas para atender as demandas por liquidez em moeda estrangeira, encontram-se os retornos das intervenções de venda no...