ECO BRAS AULA 10 finalizado 240515

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2015
AULA 10: (Parte da Grasi)

1.Como se comportou a inflação brasileira no período imediatamente após o Plano Cruzado?

O Plano Cruzado foi lamçado durante o governo de José Sarney, em fevereiro de 1986, e tinha como meta o controle e redução da inflação, que chegou a atingir 300% ao anon as vésperas do Plano.
O plano Cruzado tinha como base a substituição do Cruzeiro por uma nova moeda, chamadaCRUZADO, que tinha o valor de 1.000 Cruzeiros. Além disso, se baseava também na extinção da correção monetária e no congelamento dos preços de produtos e salários por um ano.
Logo após a implantação do Plano o congelamento de preços conseguiu controlar a inflação e obteve aopio da população, que se entusiasmou com a possibilidade do controle da inflação. Mas após poucos meses, começou uma grandeonda de desabastecimento em todo o País, pois os empresários e fazendeiros, que não podeiam reajustar seus preços diante da inflação que voltou a crescer, rsolveram não colocar mais seus produtos a venda. Com isso, começou a cobrança de ágio, caracterizado pelo pagamento pelo consumidor de um preço superior ao estipulado pelo governo no congelamento.
Assim, já no final do ano de 1986, a inflaçãotinha voltado a crescer e o Plano Cruzado morreu.


2. Explique as causas e consequências da decretação da moratória internacional em fevereiro de 1987.



A Brasil decretou uma moratoria “unilateral”, ou seja, o Brasil simplesmente parou de pagar os seus credores sem nenhuma prévia negociação. Como consequência o Brasil quase se transformou num pária internacional, pois nenhum banco estrangeiroemprestava recursos para o Brasil ou para empresas brasileiras. Da mesma forma, várias empresas multinacionais deixaram o Brasil.
Com limitados recursos disponíveis para financiar a produção, e com custos altíssimos, a indústria brasileira perde competitividade, perdendo espaço no mercado internacional. O que leva a uma crise na balança de pagamentos, aumento do câmbio, escassez de moeda forte,falta de produtos, aumento da inflação, etc. O que apenas agravou ainda mais a situação financeira do país.
O Brasil demorou décadas para se livrar do estigma da moratoria, pagando um altíssimo preço para a economia, devido ao limitado acesso ao mercado de crédito internacional e pagando altas taxas de juros quando o conseguia, a fim de compensar os credores pelo risco de, outra vez, não receberemseu dinheiro de volta.



3. Como se comportou o setor financeiro no período de inflação elevada? O que ocorreu com as receitas advindas do floating durante esse período?

Com o crescimento e aceleração da inflação, houve uma paralização de investimentos nos setores produtivos privados, sejam indústrias ou serviços. Básicamente, todos os recursos de empresas e pessoas disponíveis eram aplicados emtítulos do Governo Federal. Uma das consequências emblemáticas foi a quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Esta situação criou um ciclo perverso que se auto alimentava, no qual quanto pior a situação do País, maiores eram os juros pagos pelo Governo Federal em seus papéis. Sendo assim, era muito mais rentável deixar o dinheiro aplicado em títulos do Governo do que aplicá-lo em qualqueratividade produtiva.

Assim, houve uma enorme transferência de recursos do setor privado para o setor público, que basicamente concentrou toda a captação de recursos do País. Isso levou a um enorme crescimento do setor financeiro, que em 1980 representava 8.5% do PIB e em 1989 saltou para 19%, atingindo 26% em 1993.


4. Cite duas das características do Plano Bresser.

O grande problema doBrasil (como sempre) era o deficit public, ou seja, o governo gastava mais do que arrecadava. As principais medidas foram:
. Congelamento de preços, dos aluguéis e dos salários por 3 meses.
. proibição de contratação de novos funcionários públicos e suspensão da indexação dos salários dos servidores.
. Criação da UPR (Unidade de Reajuste de Preços) , que era um indexador que definia o reajuste de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eco bra
  • Aula eco
  • aula 10
  • aula 10
  • Aula 10
  • Aula 10
  • Aula 10
  • aula 10

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!