Eclipse

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
COLÉGIO ESTADUAL PADRE CARMELO PERRONE



























TRABALHO DE FÍSICA





















CASCAVEL-PR

2013

Introdução
O Eclipse, define-se como o fenômeno em que um astro deixa de ser visível, totalmente ou em parte, ou pela interposição de outro astro entre ele e o observador, ou porque, não tendo luz própria, deixa deser iluminado ao colocar-se no cone de sombra de outro astro. Estes fenômenos são um pouco mais raros de acontecer do que as fases lunares e isto ocorre porque o plano da órbita lunar está inclinado de 5° (cinco graus) em relação ao plano da Eclíptica, que é o plano onde nós encontramos a Terra orbitando ao redor do Sol.























ECLIPSES

O termo é derivadodo termo grego antigo ἔκλειψις(ékleipsis), do verbo ἐκλείπω (ekleípō), "deixar para trás", uma combinação do prefixoἐκ- (ek-), das preposições ἐκ, ἐξ (ek, ex), "fora", e o verbo λείπω (leípō), "deixar" .1Quando acontece um eclipse dentro de um sistema estelar, como o Sistema Solar, ele forma um tipo de sizígia, o alinhamento de três ou mais corpos celestes do mesmo sistema gravitacional em umalinha reta .2Entretanto, ele pode se referir a eventos além do sistema Terra-Lua: por exemplo, um planeta entrando na sombra de uma de suas luas, uma lua entrando na sombra do planeta que orbita, ou uma lua cruzando a sombra de outra lua. Um sistema estelar binário também pode produzir eclipses se o plano de suas órbitas intersecta a posição do observador.

Os Tipos de Eclipses

Como vimos, osdois tipos principais de eclipses são os Eclipses Lunares e os Eclipses Solares. Cada um desses eclipses podem ser subdivididos em outros subtipos em decorrência de quão próxima a Lua esteja do seu nodo e da distância da Lua à Terra. 
Eclipses Lunares
Os eclipses lunares acontecem quando a Lua se encontra próximo do ponto EL e podem ter três subtipos.
A) Eclipse Lunar Penumbral: Este tipo deeclipse ocorrerá somente se a Lua, ao longo de sua trajetória, atravessar a região da penumbra terrestre. Este tipo de eclipse não é perceptível a olho nu. E pode ser medido apenas com instrumentos apropriados, por exemplo: um fotômetro.
[pic]
Figura 1: Eclipse Lunar Penumbral.




B) Eclipse Lunar Umbral.
Este outro tipo de Eclipse Lunar tem ainda outras duas divisões:
B.1) Eclipse LunarUmbral Parcial ou simplesmente Eclipse Lunar Parcial: nesse tipo, a trajetória da Lua será tal que uma parte dela passará pela umbra terrestre, como nos mostra a figura abaixo;
[pic]
Figura 2: Eclipse Lunar Umbral Parcial.
B.2) Eclipse Lunar Umbral Total ou apenas Eclipse Lunar Total: nesse último tipo ocorrerá quando a Lua entrar no cone de sombra terrestre, como nos mostra a figura baixo;[pic]
Figura 3: Eclipse Lunar Umbral Total.






Eclipses Solares

Os eclipses solares acontecem quando a Lua se encontra próximo do ponto ES e podem ter três subtipos.
A) Eclipse Solar Total: Esse tipo de eclipse acontecerá quando o tamanho aparente da Lua for maior que o Sol. Nesse caso o cone de sombra lunar produzirá sobre a superfície da Terra uma sombra escura. O observador que seencontrar na região de alinhamento do Sol com a Lua (T) verá durante alguns minutos a Lua encobrir por completo o Sol. Para o observador nas regiões (P) e (Q) ele verá sempre o eclipse como parcial, ou seja o disco lunar encobre parcialmente o Sol.
[pic]
Figura 4 : Eclipse Solar Total.
B) Eclipse Solar Anular: Esse outro tipo de eclipse ocorre quando a Lua está mais distante da Terra e seutamanho aparente é menor que o tamanho aparente do Sol, ou seja, a Lua não cobre totalmente o Sol (região A). Quando estivermos no auge do eclipse, nós veremos um anel luminoso em volta da Lua, que nada mais é do que o próprio Sol (veja a figura abaixo). Igualmente os observadores na região (P) e (Q)verão a fase parcial desse eclipse.

[pic]

Figura 5: Eclipse Solar Anelar.

C) Eclipse Solar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eclipses
  • Eclipse
  • Eclipse
  • Eclipse
  • Eclipse
  • Eclipses
  • Eclipse
  • eclipse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!