Ebfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBESIDADE NA INFÂNCIA

Trabalho acadêmico apresentado como requisito comum para obtenção de nota de APS Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado à Profª , Curso de Enfermagem, 5º e 6º Semestre da Universidade Paulista, UNIP.

SUMARIO

1.Introdução.........................................................................................................4
2.Objetivo............................................................................................................6
3. Metodologia.....................................................................................................7

4. Referencial Bibliográfico.................................................................................8

4.1Definição.......................................................................................................8

4.2 Complicações................................................................................................8

4.3 Diagnósticos.................................................................................................9

4.4 Intervenções................................................................................................10
5.Resultados ..................................................................................................11
5.1 Procedência, Fatores etiológicos ...............................................................12
5.2 Complicações .............................................................................................13
5.3 Prevenção...................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

A partir da lei nº 8080/90 foi regulado o SUS como estratégia para atenção e, baseado nos princípios do SUS surgiu a Política Nacional de Alimentação e Nutrição portaria nº 710/99, que formula os requisitos básicos para controlar os males relacionados à alimentação e nutrição. (REIS; VASCONCELO; BARROS, 2011;).
A obesidade écaracterizada pelo excesso de gordura corporal, atribuídas a um desequilíbrio energético de origem multifuncional. A prevalência desse distúrbio na criança está aumentando gradativamente em todo o mundo. Obesidade pode ser conceituada como uma doença de origem multifatorial, em que ocorre a interação de aspectos genéticos, ambientais além de influências socioeconômicas e metabólicas (ALVES et AL.,2011).
Contudo, não é uma tarefa simples avaliar até onde vai o papel da genética e qual a contribuição dos fatores ambientais, pois, além da genética, pais e filhos costumam compartilhar hábitos alimentares e de atividades física semelhantes. Além disso, há evidências de que os fatores genéticos são capazes de modular a resposta do organismo às variações dos fatores ambientais, como dieta eatividade física (BALABAN; SILVA, 2003).
De acordo com a literatura a ocorrência da obesidade ocorre frequentemente no primeiro ano de vida, entre cinco e seis anos e na adolescência (MELLO; LUFT; MEYER, 2004).
Foi no inicio dos anos 90 que a Organização Mundial (OMS) de Saúde começou a soar o alarme, depois que estimativa que 18 milhões de crianças em todo mundo, menores de cinco anos, foramclassificadas com tendo sobrepeso, a grande preocupação é o impacto econômico global, que esses futuros adultos obesos poderão causar (SOARES; PETROSKI, 2003).
A classe socioeconômica influencia a obesidade por meio da educação, da renda e da ocupação, resultando em padrões comportamentais específicos que afetam ingestão calórica, gasto energético e taxa de metabolismo (MELLO; LUFT; MEYER, 2004).
Paraseu tratamento é necessário uma equipe multidisciplinar com a participação efetiva de médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e os familiares, define-se por mudanças de estilo de vida o conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas. Estas ações habituais estão relacionadas diretamente com a saúde e a qualidade de vida...
tracking img