Dwdw

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
FACULDADE DE CIENCIAS E SAÚDE
CAMPUS UNIVERSITARIO “JANE VANINI” DE CÁCERES
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCENTES:
NÚBIA ESTER
VAGNER BENTO
VINÍCIUS EMANOEL
WAGNER MANOEL
DOCENTE: ANDERSON RÚBIO

A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO PARA DIABÉTICOS

Cáceres, Agosto de 2012.
O Diabetes Mellitus, conhecido simplesmente como Diabetes é um distúrbio dometabolismo dos carboidratos. Este distúrbio provoca um alto índice de glicose (açúcar) no sangue. Esse excesso de glicose, também definido como hiperglicemia, pode causar danos a longo prazo como, por exemplo, a disfunção e a falha de vários órgãos, especialmente os olhos, os rins e coração, além de danos nos nervos e vasos sanguíneos.
A regulação da glicemia (quantidade plasmática de glicose) érealizada basicamente por dois hormônios, que são produzidos e liberados pelo pâncreas: a insulina e o glucagon. Para melhor entendimento do diabetes, daremos ênfase à insulina, que possui como uma de suas funções a facilitação da penetração da glicose do plasma sanguíneo para dentro das células, reduzindo, dessa forma, os níveis sanguíneos de glicose.
O diabetes pode ser classificado em dois tipos.Tipo I, ou insulino dependente, na qual existe uma deficiência na produção de insulina pelo pâncreas. E o tipo II, ou não insulino dependente, na qual o problema está na secreção de insulina retardada ou prejudicada, na resistência das células à ação da insulina ou na produção excessiva de glicose pelo fígado.
Fisiologicamente, a musculação oferece uma grande contribuição para a melhoria daqualidade de vida do diabético, pois tem como principal característica as contrações musculares. Estas últimas, por sua vez, são realizadas através de exercícios localizados, contra uma resistência imposta por aparelhos ou pesos livres.
Mas, o que tem haver as contrações musculares com o diabetes? Dentro das células musculares existe um transportador de glicose chamado GLUT4. A ação deste transportadoré acionada pela contração muscular que estimula a sua migração, da parte interna da célula para a superfície celular, onde realiza a captação e absorção da glicose plasmática para o meio intra-celular, reduzindo, assim, os níveis sanguíneos de glicose.
Na receita médica de quem não quer sofrer com a doença deve estar prescrito o levantamento de peso. Somado ao exercício aeróbico, ele tem o mesmopoder de um medicamento no controle do açúcar no sangue.
O halter é mais do que um instrumento em prol do vigor e da beleza. Peça básica das academias, ele também dá uma força e tanto para domar o mal que eleva a glicose na circulação.
DIABÉTICOS: PODEM PRATICAR MUSCULAÇÃO?
No diabetes mellitus a musculação, praticada com um acompanhamento personalizado, pode ter importantes efeitos. Embora noperíodo pós-exercício possa ocorrer aumentos discretos da glicemia, a situação tende a se normalizar rapidamente, no início do processo de recuperação. A redução da resistência á insulina ocorre induzida pelos exercícios de musculação, como outras formas de atividade física. O aumento da massa muscular tem sido identificado como fator favorável à homeostase da glicemia, em função da maiorquantidade de tecido captador de glicose. O estímulo para a redução de gordura corporal é outro mecanismo pelo qual os exercícios de musculação são benéficos para os diabéticos.
A combinação de treinamento aeróbico com a prática da musculação se torna bastante positivo, aonde um estudo conduzido por Maiorana e colaboradores investigou os efeitos de um treinamento em circuito que consiste em musculaçãocombinada com exercícios aeróbicos, com uma duração de 8 semanas de treinamento entre 16 indivíduos, com uma média de( 52 anos+- 2 anos), todos portadores de diabetes.
Os resultados mostraram:
Redução significativa da frequência cardíaca e do duplo produto no exercício submáximo, enquanto aumentou o limiar ventilatório.
Melhora significativa da força e captação do oxigênio.
Diminuição...
tracking img