Duvidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE PESQUISA
A metodologia adotada na pesquisa depende diretamente do objeto em estudo, de sua natureza, amplitude e dos objetivos do pesquisador. Em geral, segundo Quivy e Campenhoudt (1992 : 41), a intenção dos pesquisadores em ciências sociais não é só descrever, mas compreender os fenômenos e, para tanto, torna-se necessário recolher dados que mostrem o fenômeno de forma inteligível.Para Eco (1993 : 11) a pesquisa pode ser histórica ou teórica, dependendo do assunto a ser abordado. Ele salienta que em determinados assuntos a pesquisa ou a tese, entendida aqui como resultado da pesquisa, tende a ser exclusivamente histórica, em outros, ambos os tipos são aplicáveis. Explica-nos que "uma tese teórica é aquela que se propõe atacar um problema abstrato que pode já ter sido ou nãoobjeto de outras reflexões...". Além disso, uma pesquisa teórica pode ter caráter experimental.
Gil classifica as pesquisas com base em dois critérios diferentes. A primeira classificação dá-se com base em seus objetivos gerais, sendo útil para o estabelecimento de seu fundamento teórico, e divide-as em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas.
As pesquisas exploratóriasvisam "proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições." (1993 : 45)
Como pesquisa descritiva ele define: "As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinadapopulação ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis". (op. cit. : 46)
Pesquisas explicativas são consideradas as mais complexas e são caracterizadas por uma preocupação principal de identificar os fatores determinantes ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, pois explica a razão, o porquê das coisas.Exploratória, descritiva e explicativa...Tais conceituações se relacionam às diferentes classes às quais uma dada pesquisa pode pertencer. Assim sendo, quando seu objeto de estudo já se encontra prontamente definido, é chegado o momento de escolher quais procedimentos metodológicos serão utilizados para chegar a uma resposta, a uma definição, a partir daquilo que o pesquisador se propuser aanalisar.
No intuito de tornar clara a presente elucidação, a partir do momento que você, pesquisador (a), se dispõe a pesquisar acerca de um determinado assunto é porque este partiu de uma dada situação-problema passível de ser investigada. Dessa forma, constata-se que tal procedimento (pesquisa) representa um caminho cujo destino é a produção do conhecimento. Caminho esse que se for traçado deforma planejada e, consequentemente, bem executado, resultará na concretização dos objetivos pretendidos.
Assim, ao falarmos em classes, torna-se fundamental que você compreenda que elas estão intrinsecamente relacionadas ao objeto a ser pesquisado, bem como às metas que se pretende alcançar. Então, enquadrar sua pesquisa na classe “x” ou “y”, significa, sobretudo, deixar explícitos os procedimentosque serão empregados na sua investigação científica. Vejamos, pois, quais são estas classes, no intuito de nos inteirarmos acerca das peculiaridades que as norteiam:
Pesquisa exploratória
Como o próprio nome indica, a pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso oproblema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses.
Por ser uma pesquisa bastante específica, podemos afirmar que ela assume a forma de um estudo de caso, sempre em consonância com outras...
tracking img