Durkhem e weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relacionamos Durkheim[->0] com o facto social e Weber[->1] com Verstehen. Os escritos de Durkheim conduziram ao funcionalismo, enquanto os de Weber levaram ao interaccionismo simbólico.
Ambos foram"Pais" da sociologia e escreveram principalmente no final do século XIX.
Ambos apelaram à aplicação do método científico ao estudo da sociedade e ambos pretendiam que os sociólogos fossem objectivos(embora tivessem ideias diferentes sobre a objectividade).
Ambos contribuiram para a perspectiva sociológica. Ambos criticaram Marx, embora de formas diferentes.
A principal diferença entre os doisautores foi a de que Durkheim cunhou o termo "facto social" para indicar que existiam forças para além do indivíduo que afectam o seu comportamento, enquanto Weber afirmava que precisamos decompreender o significado que as pessoas atribuem aos seus comportamento para compreendermos a sociedade.
A abordagem enunciada por Weber tornou-se na perspectiva moderna da sociologia, chamada deinteraccionismo simbólico.
O estudo de Durkheim sobre o suicídio para demonstrar como diferiam as taxas de suicídio entre grupos com diferentes características sociais, embora não tenhamos informação suficientepara prever quais os indivíduos que irão cometer suicídio.
As taxas de suicídio são bastante previsíveis, quando baseadas em características sociais específicas. Durkheim utilizou estes resultadospara explicar o "facto social".
A noção de ver os "factos sociais" como externos ao indivíduo foi a contribuição de Durkheim. Ver "Dentro ou Fora?[->2]".
Pelo contrário, consideramos a verstehen deWeber como uma compreensão mais profunda" (que é a razão pela qual usamos o termo alemão em vez do equivalente inglês, de significado mais fraco) da sociedade, que todos carregamos connosco.
Emborapossamos, à primeira vista, considerar estas diferenças como mutuamente exclusivas e irreconciliáveis, a abordagem "interna" de Weber e a "externa" de Durkheim, devem ser intergradas.
A Sociologia...
tracking img