Durkheimiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01) A violência está relacionada ao crime, pois para durkheim é importante que exista o crime, pois é uma forma que a sociedade tem para ter uma mudança.
O problema é quando existe uma grandequantidade de crime, isso significa que a sociedade está doente, mas quando tem uma pequena quantidade a sociedade está normal.
02) A violência acomete o mundo contemporâneo em todas as suas instâncias ese manifesta de variadas formas. Ela está presente em toda sociedade e não se restringe a determinados espaços, a determinadas classes sociais, a determinadas faixas etárias ou a determinadas épocas. Éequivocado pensar que ela se vincula apenas e diretamente à pobreza, aos grandes centros urbanos, aos adultos e aos dias de hoje. Verifica-se, por exemplo, o crescimento das práticas da violênciaentre os jovens de classes médias e de segmentos privilegiados da sociedade, nos seus diferentes espaços de atuação: na família, na escola ou na rua.
As reflexões aqui expostas se inspiram numa pesquisaque não investigou os excluídos. Ela envolveu os jovens inseridos na escola, com horas vagas de lazer e esporte e também com possibilidades de atender aos apelos/pressões do mundo do consumo – tãoimportante para ser aceito e "pertencer" a agrupamentos de caráter eminentemente juvenil. Esses sujeitos gozam do direito ao convívio com a família, à inserção na escola e de serem livres da pressão daresponsabilidade e da reprodução social. Por outro lado, esses jovens encontram-se à margem do centro do poder, dos limites das possibilidades de escolha e ainda submetidos à família e à escola pornão serem autônomos financeiramente e não estarem aptos para o trabalho.
O foco de Durkheim é a coesão da sociedade como um todo, o objetivo é integrar o indivíduo ao coletivo tendo como meio asolidariedade. Como o indivíduo não pode explicar a sociedade, mas sim a sociedade explica o indivíduo, há a necessidade de situá-la historicamente, caindo-se então na dualidade da ordem tradicional que a...
tracking img