Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?
2) Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?
3) Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.
4)Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.
5) A escola é um fato social? Justifique sua resposta.6-Segundo Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar uma pesquisa com objetividade científica?
7- Segundo Durkheim qual é a finalidade da sociologia?
8- O que é aconsciência coletiva?
A consiencia coletiva é um conjunto de crenças e sentimentos comuns aos individuos de uma determinada sociedade, formando um sistema que exerce uma força coercitivas sobre seus membroscontrolando seus comportamentos e crenças influenciando sob uma pressão moral e psicológica, didando as maneiras que a sociedade espera que se comporte.
9- Durkheim pode ser considerado umevolucionista? Justifique sua resposta.
Durkheim adotava alguns elemenos da teoria da evolução ele acreditava no progresso da sociedade ou seja ele defendia a teoria que a sociedade evoluia de uma menoscomplexa para uma mais complexa.
10- O que é solidariedade mecânica e solidariedade orgânica?
Solidariedade Orgânica pode ser definida pelas sociedades de grande porte aquela que são denomindadas maiscomplexas, onde esta presente uma elevada divisão do trabalho e a conciecia coletiva e relativamente fragil, o elo que liga as pessoas esta relacionada a uma iterdependência entre os membros dasociedade.
Solidariedade Mecânica são normalmente identificadas por serem sociedades de menores portes, os vinculos entres os individuos são mais fortes e existe uma maior dependência entre as partes, essetipo de sociedade também são caracterizadas por uma influência moral, sentimental e ideal muito grande.
11- Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:
“O sentimento...
tracking img