Resenha do filme quero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA DO FILME QUERÔ



Lançamento: 2007 no Brasil

Direção: Carlos Cortez

Atores: Maxwell Nascimento, Maria Luísa Mendonça, Claudia Juliana e Eduardo Chagas.

Gênero: Drama

A história de Querô é a de um adolescente miserável, filho de uma prostituta, que é expulsa do bordel onde trabalha no dia em que o bebê nasce. Desesperada, ela se suicida tomando querosene. Vemdaí o cruel apelido que o garoto ganha de Violeta, a dona do prostíbulo que acaba criando o menino. Revoltado com os maus tratos, fora da escola e sem perspectiva de futuro, Querô ganha as ruas, comete pequenos delitos e acaba atrás das grades da Febem. Lá vive o regime cruel, imposto pelo monitor carrasco, Seu Edgar. Lá, além de estar numa cela imunda, sofre também muitas humilhações dos própriosinternos, como o abuso sexual Nesse contexto, compreende a cruel atitude suicida da mãe. Tudo alimenta mais seu ódio e desejo de vingança. Até o dia em que ele foge. Fora da Febem, Querô tenta levar uma vida normal e se apaixona por Lica, sua redenção. Mas o passado ainda o persegue.

Sabará, um policial corrupto, ameaça mandá-lo de volta para FEBEM, caso Querô não se disponha a pagar um“pedágio” por sua liberdade.

Sem saída e frustrado por não poder ser a pessoa que Lica vê nele, Querô parte para o tudo ou nada. E leva a pior.

Ferido com um tiro, Querô, alucinado, percorre o calvário de sua existência e humilhações até, finalmente, encontrar sua mãe.

O filme aborda valores humanos, como a dura experiência do abandono. Os relacionamentos frágeis que serompem conforme os interesses imediatos e o isolamento provocado pela exclusão. Aborda também o inconformismo do personagem principal pelo fato de se sentir empurrado para uma condição que ele não escolheu. E paira o tempo todo sobre sua história, como destino, uma realidade dura e inevitável. Situação que muitos jovens brasileiros experimentam e a qual tentam reagir de diversas maneiras, algumasviolentas.

O filme vai também inverter a abordagem que normalmente é feita pela mídia, sempre calcada na repressão à minoria dos jovens que estão envolvidos com o crime. Querô apresentará o ponto de vista de um jovem que não quer se envolver com o crime, mas, excluído da escola, da sociedade e do mundo do consumo, também não tem outras opções.

Através da sua luta solitária e desesperadapara ser tratado como gente, Querô vai emocionar e discutir de forma humana e solidária a condição de muitos jovens brasileiros condenados ao abandono.

Neste filme fica claro também o descaso e a descriminalização que os governantes e a sociedade tinham para com os adolescentes da época, deixando bem claro que o importante não era a restauração deles e sim coagi-los e excluí-los da“sociedade”. O código de menores de 79 em nome da “proteção” dos menores, era negado todas as garantias de direitos fundamentais de liberdade e igualdade, uma das críticas que este código sofreu foi a que se refere ao fato de prever a prisão provisória para o menor, inclusive sem audiência do curador, o que o colocou em situação pior que os maiores de idade, que só poderiam ser presos em flagrante, tambémforam infelizes na ampliação dos poderes do Juiz de menores ao assumir totalmente todas as funções que deveriam ser distribuídas entre vários segmentos da sociedade, como aconteceu com a implantação do ECA. Os Juizados de menores viam estas crianças e adolescentes como uma “patologia social” por não se ajustarem ao padrão social estabelecido.

Não fossem as inúmeras violências praticadascontra crianças e adolescentes, os movimentos sociais não teriam mobilizado a população na luta por uma nova lei. O ECA nasce como reação à violência a que o segmento mais jovem era submetido e que à época não encontrava na lei um amparo, uma proteção. Pelo contrário, a lei que o antecedeu, o Código de Menores, baseava-se na doutrina da situação irregular. Ou seja, considerava irregulares...
tracking img