Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Émile Durkheim



Descendente de família judia, nascido em 15 de abril de 1858 em Épinal, Alsácia, formado em direito e economia ,Durkheim deu inicio aos seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, posteriormente mudou - se para a Alemanha e foi o fundador da primeira escola de pensamento sociológico.
Sua obra foi elabora em um período de constantes criticaseconômicas que traziam problemas como o desemprego e a miséria para as sociedades da Europa.
Segundo Durkheim, as crises seriam oriundas de uma fragilidade na moral, em orientar os indivíduos em sua conduta, e acreditava que a ciência fosse capaz de fornecer soluções para os problemas enfrentados pela população na época.
Em relação a crescente sociedade industrial, Durkheim era otimista. Via adivisão do trabalho como algo que promovia a solidariedade e a cooperação.
Este autor, via a necessidade de se criar um método propriamente sociológico, com o objetivo de tornar a sociologia uma disciplina independente das outras, e desenvolve o conceito de fato social, definindo-a como objeto de estudo da sociologia.
Segundo Durkheim, se da o nome de Fato Social, “a toda maneira de agir fixa ounão, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior: ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter” ( Durkhein, Emile. As regras do método sociológico. 16ªEdição Companhia Editora Nacional, São Paulo).
Segundo Durkheim, o individuo isoladamente não deve ser tomado comoideal para uma analise sociologia, e sim esse indivíduo em convívio social, caracterizando o grupal. Nem tudo que se faz é um fato social, um fato social deve apresentar três características :
• Generalidade= comum a todos os membros de um grupo;
• Exterioridade= o fato social é exterior ao individuo;
• Coercitivo= os indivíduos são obrigados a segui-los mesmo contra a sua vontade;
Os fatossociais segundo o autor, são “coisas”, essas “coisas” são os objetos de observação, que já estão prontas quando nascemos, não somos nós que os fizemos, quando executamos as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, etc, são papeis que já estão definidos fora de nós, dos nossos costumes, e são recebidos pela educação. Não é a generalidade que faz com que se caracterize os fatossociais, os individuo comem, bebem, dormem, trabalham, isso não pode ser considerado fato social , pois senão o domínio sociológico seria confundido com o da biologia e da psicologia, são movimentos que todos os indivíduos realizam, e nem por isso são fatos sociais, são pensamentos encontrados em consciências particulares.
Esse tipo de papel, além de ser exterior ao individuo, é também compostopor uma força coercitiva e imperativa, pois ele se impõe de qualquer maneira, querendo o individuo ou não. Essa forma coercitiva é menos violenta, é de uma forma indireta, se nós não vivermos de acordo com os padrões da sociedade, certamente provocaremos o afastamento dos demais indivíduos am relação a nós.
Além dos fatos sociais, há também as correntes sociais, que são grandes manifestações.Quando estamos em meio a uma vasta corrente, não nos damos conta da pressão, dos sentimentos que ela impõe sobre nós, só nos damos conta que nós produzimos bem menos do que sofremos com esses sentimentos quando a corrente se dissolve, podendo levar os indivíduos a cometer atos horrendos em meio a multidão.
Os movimentos coletivos tem uma força muito grande sobre os indivíduos, o êxodo rural porexemplo, se a população prefere ir para as cidades do que se dispersarem pelo campo, é porque há uma corrente de opinião que impõe isso aos indivíduos. Segundo Durkheim, as coisas sociais são produtos da atividade humana, são a realização das idéias.
Segundo Durkheim, a sociologia necessitava de métodos, uma “revolução” para conseguir ter progresso como a psicologia. Segundo ele, o progresso da...
tracking img