Durkheim fatos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉMILE DURKHEIM (1858-1917)
I - DURKHEIM NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS
Histórica na idéia de humanidade, pela qual perpassava a realização da natureza humana. Segundo Durkheim, escapamos a esta alternativa tão logo se reconheça que, entre a multidão confusa das sociedades históricas (a infinidade de sociedades diferentes descrita pelos historiadores) e Antes de abordarmos diretamente asimportantes contribuições do sociólogo Émile Durkheim achamos importante fazer algumas digressões acerca das ciências humanas, particularmente sobre a origem, o método e o objeto de estudo fundamental da sociologia como área do conhecimento.
Evidentemente que o que une as ciências humanas é exatamente seu objeto de estudo comum que é o ser humano em suas diversas dimensões. A antropologia, apsicologia, a história, a linguística, a economia e a sociologia formam campos específicos de análise das questões referentes ao homem. Com o advento da fenomenologia, que introduziu a noção de essência aos fenômenos, houve a possibilidade de diferenciação de uma realidade de outra e garantiu a existência e a especificidade dos diversos campos analíticos nas ciências humanas.
De um modo geral o humanocomo objeto de investigação científica tem cinco séculos de história. Nasceu com o humanismo no século XV e perpassou pelo positivismo no século XIX e o historicismo do final do século XIX e início do século XX.
A sociologia, entretanto, permaneceu embrionária durante um longo período, talvez pela percepção tradicional dos pensadores de que a sociedade era basicamente um produto da ação humana,fruto pois da arte e da reflexão das pessoas. Havia um certo consenso em relação a este pressuposto racionalista em que o coletivo seria uma construção deliberada de um grupo segundo Russeau, ou obra de um só segundo Hobbes. A percepção de Aristóteles de que a sociedade deveria ser vista e estudada como um fato natural, e portanto deveria ser regida pelas mesmas leis da natureza, apenas foi encontrareco significativo com Montesquieu em meados do século XVIII.
Contudo, apenas no século XIX e principalmente a partir do trabalho de Augusto Comte é que são fundadas propriamente as bases da sociologia. Segundo Comte as leis sociais são fundamentalmente leis naturais. A partir desta pressuposição advoga que a sociedade é uma espécie de organismo vivo e os fenômenos sociais, sendo em sua essênciafatos naturais, devem poder ser analisados à luz das leis e métodos naturais. Assim como existe a física da natureza deve haver uma física social que explique o comportamento do agregado dos indivíduos que é a sociedade, e esta física social seria exatamente a sociologia. Comte propõe o estudo científico da sociedade a partir dos procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências danatureza (biologia, química, física). Entretanto trabalha em uma perspectiva evolucionista da humanidade, pois entende que o progresso da humanidade/sociedade no tempo constitui a principal matéria da sociologia. Parte da premissa de uma constante evolução geral do gênero humano e o objetivo da sociologia seria de determinar a ordem de tal evolução. Utiliza os conceitos de humanidade e sociedadesimultaneamente e com significados semelhantes. A perspectiva positivista de Comte originou por um lado a psicologia positivista, a qual afirma que seu objeto não é o psiquismo enquanto consciência mas enquanto comportamento e que portanto pode ser tratado com o método experimental das ciências naturais, e por outro lado a sociologia positiva, a qual tem em Émile Durkheim seu principal expoente e queestuda a sociedade a partir dos fatos sociais como eles se apresentam na prática o que também possibilita a utilização dos métodos das ciências naturais para análise dos fenômenos sociais.
Outro pensador que merece um destaque neste breve apanhado dos precursores da sociologia moderna é Spencer pois ele avança em algumas questões relativamente à Comte. Segundo Spencer a sociedade é uma espécie de...
tracking img