Dureza

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
| UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSETCE - Escola de EngenhariaTEM - Departamento de Engenharia Mecânica |

Ensaios Mecânicos

Dureza

Volta Redonda
2013

Dureza

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Ensaios Mecânicos, como parte da avaliação referente ao primeiro semestre de 2013.

Volta Redonda
2013

Resumo
O experimento sobre Metrologia foi realizado no Laboratório deEnsaios Mecânicos na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) sob a supervisão do professor Gláucio Soares.
O ensaio consistiu no uso de três corpos de prova, um de aço, um de alumínio e outro de cobre e quatro tipos de ensaio com a finalidade de aferir a dureza de cada material citado. Para o ensaio de dureza Vickers com carga de 30 kfg foram utilizados todos osmateriais, já no ensaio com 100kgf utilizou-se somente o de aço. No ensaio Rockwell B empregou-se carga principal de 100 kgf para os corpos de prova de cobre e alumínio, no Rockwell C a carga principal utilizada foi de 150 kgf aplicada somente ao aço. Por último foi feito o ensaio de dureza Brinell com carga de 62,5kgf, este também sobre todos os materiais disponíveis.
Os valores encontrados em seguidaforam comparados com os da literatura.

Palavras chave: Ensaio, Dureza, Vickers, Brinell, Rockwell.

Lista de Tabelas
Tabela 1: Dados coletados para Dureza Vickers 10
Tabela 2: Dados coletados para Dureza Vickers com carga aplicada de 100 kgf 10
Tabela 3: Comparação entre a Dureza Vickers calculada e a Dureza Vickers tabelada (P=294N) 11
Tabela 4: Comparação entre a Dureza Vickers calculada e aDureza Vickers tabelada (P = 980N) 11
Tabela 5: Durezas Rockwell C obtidas para o Aço e respectivas profundidades de impressão calculadas 12
Tabela 6: Durezas Rockwell B obtidas para o Cobre e o Alumínio e suas respectivas profundidades de impressão calculadas 12
Tabela 7: Dados coletados para Dureza Brinell e comparação entre dureza calculada e dureza tabelada 13
Tabela 8: Espessurasmínimas dos Corpos de Prova e espessuras reais 13
Tabela 9: Conversão da Dureza Vickers em Brinell e Rockwell 13

Lista de Figuras
Figura 1: Ensaio Rockwell C 7
Figura 2: Ensaio Brinell 7
Figura 3: Corpos de Prova 8
Figura 4: Ensaio Vickers 8
Figura 5: Dureza Brinell em função do diâmetro da impressão 9


Sumário

1- Introdução 6
2- Materiais e Métodos 6
3- Resultados e discussão 84- Conclusões 13
5- Referências Bibliográficas: 13

1- Introdução
Dureza e a propriedade de um material que permite a ele resistir a deformação plástica, Usualmente por penetração. O termo dureza também pode ser associado a resistência a flexão, risco ou corte. Originalmente a avaliação de dureza de um material está associada a sua resistência ao risco ou corte. Como exemplo ilustrado pode-setomado um material B que risca o material C, mais não risca o material A. Alternativamente, o material A risca o material B levemente e risca o material C fortemente. A dureza relativa de minerais pode ser avaliada em referência a escala mohs (a escada mais antiga que se tem conhecimento 1822), que classifica a habilidade de um material em resistir a riscos provocados por outros materiais.Métodos similares de avaliação de dureza relativa são ainda utilizados atualmente. O método mais comum de obtenção do valor de dureza e medir a profundidade ou área deixada por um instrumento de endentação de formato especificam sobre o material, usando-se para tal uma força definida, aplicada durante um tempo especifico. E a determinação da dureza por penetração. Para material mais mole comoborracha e plástico, a dureza e usualmente determinada por choque, onde um instrumento causa impacto sobre a superfície do material. Parte da energia de choque e usada para a medida da dureza. Os principais métodos padronizados de medição são: Brinell, Vickers e Rockwell. Por razoes práticas e de calibração, cada um dos métodos e dividido em campos de escala, definidos por uma combinação de carga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dureza
  • Durezas
  • dureza
  • dureza
  • Dureza
  • Dureza
  • Dureza
  • Dureza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!