Dueejhs

458 palavras 2 páginas
Unidade III: A Sociologia Clássica O conteúdo da prova de sociologia da Segunda Etapa engloba toda a unidade 3 do livro didático (vai do capítulo 4 ao 7). A partir do próprio nome da unidade e dos capítulos já se pode deduzir o conteúdo central de cada um, por isso os subtítulos do resumo serão os mesmos do início dos capítulos. Depois dessa enrolação toda, comecemos o que interessa (na verdade quase não interessa, mas tem que fazer prova mesmo, então...).

O título da unidade II é “A sociologia clássica", o que nos remete ao início da sociologia, à sua fundação como ciência e ao estabelecimento de suas regras e métodos iniciais, que se ramificaram. Dos primeiros sociólogos, destaquemos Auguste Comte (Positivismo), Durkheim (generalismo), Max Weber (Historiologia) e Karl Marx (estudo dos modos de produção e Socialismo).

A emergência do pensamento social em bases científicas (capítulo 4)

Novamente, olhemos para o título do capítulo. Pensamento social interpretemos como a própria sociologia, que começa a surgir como ciência, saindo da antiga base dos "achismos". O principal passo nessa cientifização do estudo da sociedade foi dado pelo pensador Auguste Comte, com o positivismo. Que é o positivismo? É tentar buscar, em leis naturais (como a biologia) e exatas (como a física), exemplos de leis gerais que guiam o estudo. Por exemplo: ao comparar a sociedade como um organismo, trazemos as leis biológicas para o pensamento social, podendo, assim, instituir leis semelhantes às leis naturais e exatas. Uma aplicação de tais métodos é visível no chamado Darwinismo social, que pega a lei evolucionista e aplica ao contexto imperialista europeu da época: assim como as espécies evoluem, as sociedades também evoluem e é papel do homem branco, que é mais desenvolvido, levar a civilização às outras culturas ("O fardo do homem branco"). Essa foi a justificativa utilizada por países como a Espanha, a França, a Inglaterra e a Bélgica ao explorar suas colônias na América, na

Relacionados