Dst microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 .VAGINITIS

É uma inflamação da vagina caracterizada por corrimento,odor,irritação e prurido.A causa da vaginite pode não ser determinada adequadamente,somente com bases nos sintomas ou exame físico.Para um diagnóstico correto,alguns testes de laboratórios devem ser realizados,incluindo avaliação microscópica do fluido vaginal.

Vaginite é causada por infecção, que causa desconforto esofrimento e algumas infecções estão associados às doenças mais graves.

Infecção vaginal mais comum incluem: vaginose bacteriana,tricomoníase e a infecção vaginal por leveduras,algumas infecções vaginais são transmitidas através de contato sexual,mas outras não são,depende do agente causal.Em meninas,a presença de ovos de Enterobius vermicularis (oxiúrus) causa irritação e prurido na regiãoperivaginal.





1.1 VAGINOSE BACTERIANA (VB):

É a causa mais comum dos sintomas de vaginite entre as mulheres sexualmente ativas.

No passado denominada de vaginite não específica ou vaginite associada á Gardnerella, a vaginose bacteriana está associada com atividade sexual.

Principais bactérias envolvidas: Gardnerella vaginalis, Mycoplasma hominis, Mobiluncus spp.,Bacteróidesspp.,Prevotella melaninogenica e Bifidobacterium spp.

A VB reflete mudança no ecossistema vaginal, diminuição ou ausência de Lactobacillus sp. E neutrófilos polimorfonucleares e aumento de microorganismos envolvidos na vaginose bacteriana.

Sintomas primários da VB: corrimento vaginal com odor de “peixe” que é percebido após relação sexual.Portanto 50% das mulheres com sinais clínicos de VB nãoreportam os sintomas de odor desagradável estando associada somente quando presentes bactérias anaeróbias

O clínico pode observar os sintomas durante o exame físico e confirmar o diagnóstico com exames laboratoriais do fluido vaginal.O percentual de de incidência de vaginose bacteriana, em diferentes populações,variando de 10%a 37%.

Gardnerella vaginalis pode causar infecções em outrossítios: infecção materna intra-uterina, intra-amniótica, endometrite pós-parto, etc.;infecção neonatal-oral,aspirado gástrico,pus conjuntival,meningite;infecção no trato urinário em homens e mulheres e bacteremia freqüente em mulheres





1.2 TRATAMENTO E PREVENÇÃO

É com metronidazol e clindamicina e a prevenção é uso de preservativo de borracha.



1.3 DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Examesde vaginose bacteriana incluem determinação do pH vaginal, que pode alterar os valores entre 4,5 e 5,0ou mais alto presença de “odor de peixe”na secreção,quando alcalinizada, e o exame de esfregaços do conteúdo vaginal,corados pelo método de Gram,que revelam a diminuição ou ausência de lactobacilos e neutrófilos polimorfonucleares,aumento de bactérias associadas a VB,presença de numerosas cluecells (célula do epitélio vaginal,recobertas com microorganismos da VB).

O isolamento das bactérias associadas á VB pode ser realizado em meios de cultura seletivos podendo realizar a cultura do conteúdo vaginal para melhor esclarecimento e realização de antibiograma.



2. CANCRO-MOLE OU CANCRÓIDE

É uma importante infecção bacteriana causada pelo Haemophilus ducreyi,um bacilo Gram-negativodelgado,disseminada por contato sexual.A lesão genital, de bordos moles e recoberta de exsudado purulento,ocorre cerca de quatro a sete dias após o contato suspeito.São várias lesões com reação inflamatória pequena,bastante dolorosas,com linfadenopatia unilateral.

As lesões no homem estão localizados no prepúcio distal (mucosa e freio),sulco da coroa,na glande e no corpo do pênis ou na áreaperianal.Na mulher na entrada da vagina (fúrcula,lábios e clitóris) na cérvix e parede vaginal.

Clinicamente, a lesão do cancróide pode ser de difícil distinção das úlceras causadas pelo herpes ou pelo treponema.





2.1 TRATAMENTO E PREVENÇÃO

A maioria das cepas de H.ducreyi é suscetível à eritromicina, droga recomendada para o tratamento.O uso de preservativo de barreira constitui...
tracking img