Dsitribuição De Filmes No Brasil

1033 palavras 5 páginas
XII Salão de
Iniciação Científica
PUCRS

A distribuição do filme nacional no mercado brasileiro na primeira década do século XXI

Letícia Ribeiro1, João Guilherme Barone Reis e Silva1 (orientador)
1

Faculdade de Produção Audiovisual, PUCRS

Resumo
O objetivo do presente trabalho é investigar e ampliar a compreensão da distribuição do filme nacional no mercado brasileiro, relacionando o desempenho de filmes de longa metragem lançados no circuito comercial de salas com a sua distribuição.
No período compreendido entre 2000 a 2009, foram levantados dados sobre as características dos longas-metragens brasileiros lançados e a análise dos mesmos foi feita.
Observou-se que o número de títulos nacionais lançados aumentou anualmente (apesar de ainda ser muito baixo se comparado com lançamentos estrangeiros), assim como as empresas distribuidoras destes filmes.
Apesar de economicamente hegemônicas, o número de empresas de perfil independente e próprio cresceu ano a ano, propiciando também o surgimento de novas categorias de distribuição como a codistribuição Major/independente e do surgimento de filmes de gênero e aumento da produção de documentários.
Introdução
A extinção da EMBRAFILME no governo Collor fez com que houvesse um novo diálogo entre estado e classe audiovisual buscando novas formas de relacionamento entre os dois a fim de encontrar sustentação para a produção cinematográfica nacional. A queda brusca da porcentagem de filmes brasileiros no mercado de salas ocorrida entre 2000 e 2009 foi devastadora do ponto de vista institucional e econômico. Na área da distribuição, o hiato deixado pela EMBRAFILME em relação ao escoamento da produção nacional passou a ser ocupada pela RioFilme e outras companhias de perfil independente que surgem ano a ano.
Todavia este crescimento em número não significa um consequente lucro nas bilheterias.

XII Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 03 a 07 de outubro de 2011

Baseando-se nas leituras dos livros de ALMEIDA, Paulo Sérgio e

Relacionados

  • O ritmo do inglês canadense: Elementos e processos fonológicos
    24304 palavras | 98 páginas
  • Revista Akoni
    21485 palavras | 86 páginas