dsffd

467 palavras 2 páginas
DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO

- CAPA: Nome da Escola; Nome da disciplina; Título do trabalho; Autores; Local; Data de realização do trabalho; Data de entrega do relatório.
- OBJECTIVO(S) - o que se pretende com a actividade realizada.
- ENQUADRAMENTO TEÓRICO / INTRODUÇÃO: Um relatório deve ser um documento, sobretudo, informativo. Assim, ao procedermos à sua elaboração devemos ter em conta que o mesmo irá ser lido por outras pessoas, pelo que a sua leitura e compreensão deve ser rápida e fácil. Uma forma de conseguir isso passa por usar uma: formatação de texto de fácil leitura; estrutura bem definida e com um encadeamento lógico. Deve ser introduzido o trabalho experimental a realizar, bem como as noções teóricas que servem de base ao mesmo (a introdução deve conter a informação essencial à compreensão do trabalho). Todas as imagens/esquemas/tabelas têm de estar devidamente identificadas.
- PROTOCOLO: Materiais / Equipamento (quando se trata de equipamento menos comum); Reagentes (devem ser referidas as informações de segurança relativas a todas as substâncias) e Procedimento/Método/ Fluxograma (esquema de realização do trabalho – de forma a poder ser fielmente reproduzido por outra pessoa). O tempo verbal a utilizar no procedimento deve ser o passado, visto ser um relatório de uma actividade que já aconteceu.
- RESULTADOS / REGISTO de OBSERVAÇÕES / MEDIÇÕES: Observações efectuada ao longo da actividade; Registo de medições efectuadas; Esquemas e/ou figuras importantes; Legendas e imagens respeitantes a observações realizadas.
- TRATAMENTOdeRESULTADOS: Cálculos para a obtenção de resultados; Gráficos; (quando se adequar).
- DISCUSSÃO: Interpretação dos resultados. (A discussão deve comparar os resultados obtidos face ao objectivo pretendido. Não se devem tirar hipóteses especulativas que não possam ser fundamentadas nos resultados obtidos. A discussão constitui uma das partes mais importantes do relatório, uma vez que é nela (e não na

Relacionados