dsfdsdfs

3422 palavras 14 páginas
1.

NOÇÕES DE SOLOS

1.1Terminologia de solos e rochas
1.1.1
Engenharia Civil
a. Terra: é empregado em construção civil para designar material natural não consolidado, possível de ser escavado por meio de ferramentas tais como a enxada, pá, picareta ou equipamentos comuns de escavação, tais como o motor escraiper, moto escavadeira; b. Rocha: utilizado geralmente para designar maciços de materiais naturais consolidados, cuja escavação exige o emprego de explosivos e ferramentas ou equipamentos especiais de escavação como, por exemplo, os escarificadores pesados, ou as perfuratrizes.
c. Solos: designa porções de terra estudadas pelos processos desenvolvidos pela mecânica dos solos e especialidades afins.
Para a mecânica dos solos, os termos terra e solo são utilizados como sinônimos, conforme a definição apresentada de terra.
1.1.2
Geologia
Rocha: agregados naturais de minerais (podendo conter matéria vítrea e orgânica naturais) que constituindo a parte essencial da crosta terrestre, possam ser claramente individualizados. Podem ser não consolidados como as areias, as argilas, as cinzas vulcânicas, ou consolidados, quando são denominados de bedrock.
1.1.3 Pedologia (ciência do solo)
Solos: parte superficial da crosta terrestre eu possui vida (nasce, cresce e morre), adaptada especialmente a vida animal e vegetal.
1.1.4 Geologia de engenharia ou geotécnica
Utiliza a terminologia básica adotada em engenharia civil, acrescentando as particularidades genéticas dos materiais em consideração.
Solos: matérias ou camadas constituintes do manto do intemperismo (regolito) e dos sedimentos não consolidados;
Rochas: constituída pelo bedrock.
1.2. Origem e Formação
O solo deve sua origem a decomposição das rochas pela ação das intempéries. Quando o produto do processo em decomposição permanece no próprio local é chamado solo residual. No caso desse produto ser transportado pela água da chuva, rio, pelos ventos, gravidade ou vários agentes

Relacionados

  • dsfdsdfs
    6844 palavras | 28 páginas