urryuyrifdgfghgfh

1979 palavras 8 páginas
Linha de pesquisa: Gestão de Resíduos Sólidos Hospitalares. (Gestão Publica)
Tema: Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos no Hospital Geral da Machava.

Justificativa subjectiva
A escolha do Hospital Geral da Machava no nosso estudo deve-se ao facto de ser a maior Unidade Hospitalar na Província de Maputo, Assim a pesquisa tem em vista propor medidas que podem contribuir na boa forma de gestão ambiental desta unidade sanitária.
Para o trabalho achamos pretinentes as seguintes obras PARKER, B. Evalution and revolution: from internacional business to globalization. Handbook of organization Studies.Clegg S.R.; Hardy and W. Nord (editors).London: Sage.1996.
MAIMON, D. Empresa e meio ambiente. Tempo e presença. São Paulo, n. 261. p. 46-48. 1992.
TACHIZAWA et al. (2000) são enfáticos ao estabelecerem que as organizações devem dispor de estratégias ambientais, visando à redução ou eliminação de riscos ambientais, no plano infra organizacional, para preservação de um ambiente de higiene e segurança no trabalho, além da consequente redução de despesas. Antes, porém, de se levar a termo esta afirmação, primeiro é necessário consolidar um diagnóstico preciso das actividades envolvidas, em função de haver pouco respaldo técnico em literatura que aborde a questão.

No âmbito das organizações, como refere MAIMON (1992), a preocupação ambiental diferencia-se entre estratégias relativas e competitivas. As estratégias defensivas referem-se à preservação e limpeza da poluição, ou seja, restringem-se a atender a legislação ambiental. As competitivas correspondem a postular a preocupação ambiental como um mercado a ser conquistado, um produto ou a ser vendido.
A pois a analise dos autores chega-se a conclusão que o sistema de gestão de resíduos sólidos deve ser selectivo e cumprir com as normas de orientação sanitária, com vista a controlo de infecções e um gestão responsável de resíduos dentro das organizações, e no nosso caso de estudo no Hospital Geral Da Machava.

Relacionados