Dsadasda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006

Dispositivos de Armazenamento
A memória do computador é basicamente dividida entre principal (RAM) e secundária (discos e outros dispositivos). Para melhor compreender estes dois tipos de memórias, a seguinte tabela ilustra as suasprincipais diferenças. Principal Exemplos Memória interna conectada à placas e dispositivos. Volatilidade Somente ativa enquanto o computador estiver ligado. Toda informação é perdida quanto a máquina for desligada. Função Armazenar programas sendo executados, com seus respectivos dados. Velocidade Secundária HD (disco rígido), CD, floppy, DVD, Pen-drive, fita. Permanece ativa com a máquina ligada ou não.Preço

Super rápida, o que justifica o seu uso. Ex: PC100, PC133, DDR233, DDR400, DDR2533 Mhz. Quanto maio for a freqüência, maior a velocidade. O tipo de memória a ser utilizado vem especificado no dispositivo (placa mãe) onde a memória deve ser inserida. Atualmente, a memória RAM de computadores pessoais já supera transferências muito acima de 1GB/s. Mais cara Mais barata que a primáriaArmazenar dados e programas de modo permanente, facilitando também a transferência de informação entre computadores. Mais lenta, e somente é utilizada por ser permanente e mais barata que a memória RAM. Dos exemplos citados, o disquete (floppy disk) é o mais lento (aproximadamente 100 Kb/s) e também o que tem menor capacidade de armazenamento (1.44 Mb). O mais veloz e o que tem a maior capacidadeatualmente é o HD (500 GB a uma taxa de até 60 MB/s).

Quando um programa ou Sistema Operacional é carregado, ele é lido da memória secundária (geralmente de um HD [HD 1]) e copiado para a memória RAM, para ser então executado. Deste modo, a memória RAM e algum tipo de memória secundária são necessários para o funcionamento do computador. Na Figura 1 são apresentados exemplos de diversos tiposde memórias.

(a)

(b)

(f) Figura 1: Exemplos de dispositivos de armazenamento: a) memória RAM, b) HD, c) CD-R, d) Floppy 3½, e) Fita Dat, f) Pen-drive Além do HD, que está presente em todas as máquinas, a mídia mais comum e barata atualmente disponível é o CD-R [CD 1, CD 2, CD 3], que tem capacidade de até 700 MB, e possui uma taxa de leitura teórica de até 7.8 MB/s (equivalente àvelocidade 52X, onde cada X corresponde a 150 KB/s). A unidade de disquete também está presente em todas as máquinas, porém apresenta baixas segurança e desempenho. A cada dia que passa, graças as seu barateamento, o DVD está tomando lugar do CD, visto que tem capacidade de armazenagem que varia de 4.7 GB a 17 GB e possui uma taxa de leitura de até 22 MB/s (equivalente a velocidade 16X, onde cada Xcorresponde a 1352 KB/s). O DVD [DVD 1, DVD 2] é atualmente a mídia mais barata de armazenamento (capacidade x preço). CDs e DVDs são dispositivos óticos e possuem características semelhantes quanto à utilização e segurança dos dados. O dispositivo removível mais prático de armazenamento é o pen-drive [PEN 1], porém ainda é uma mídia cara. Ele opera de modo semelhante a um disquete, porém é muito maisseguro, veloz e com capacidade muito superior, variando de 64 Mb até 8 GB. Possui taxas de leitura que chegam a 24 MB/s, uma taxa ainda muito inferior ao limite da porta USB2.0, que é de 480 Mb/s. Ao contrário de CDs e DVDs que requerem programas adicionais para fazer a gravação, estes permitem que arquivos sejam copiados e apagados de modo imediato. Na Figura 2 são apresentados alguns modelos depen-drives do fabricante Kingston. Além deste, existem diversos outros fabricantes, como Sony, Sandisk, Corsair, LG e Merlin.

Figura 2: Modelos de pen-drives da Kingston. Deve-se observar principalmente a taxa de escrita/leitura, em MB (Mega Bytes por segundo). (Fonte: Kingston http://www.kingston.com/flash/dt_chart.asp)

Além de pen-drives, outro tipo de memória Flash comumente utilizadas...
tracking img