Druidas e cavaleiros: cultura e práticas pagãs na Gália de acordo com a obra Comentários Sobre a Guerra Gálica, de Júlio César (séc. I a.C.)

1000 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESPÍRITO SANTO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Programa Institucional de Iniciação Científica
PIBIC/PIVIC 2006-2007

Sub-Projeto de Pesquisa

Título do Sub-Projeto Druidas e cavaleiros: cultura e práticas pagãs na Gália de acordo com a obra Comentários Sobre a Guerra Gálica, de Júlio César (séc. I a.C.).
Candidato a Bolsista Ludmila Noeme Santos Portela
Nome do Orientador Edital

1. Introdução e Justificativa

A antiga região da Gália, um pouco mais vasta que o atual domínio de França, na Europa ocidental, era habitada especialmente por povos celtas e constituiu uma importante província do Império Romano. Foi, em grande parte, pacificada por Júlio César, que relata as guerras de conquista com maestria na obra Comentários Sobre a Guerra Gálica.
Julio César (100-44 a.C.) , foi um importante homem de Estado, general e escritor . Oriundo de uma importante família aristocrática romana, estudou retórica e filosofia na Grécia e sua atuação política mostrou-se marcadamente conservadora . Morreu assassinado, vítima de um conluio envolvendo seus próprios aliados .
Este subprojeto está inserido no projeto “Manifestações da cultura laica na Idade Média”. Nesse aspecto, a cultura gaulesa é caracterizada por uma religiosidade pagã, bastante voltada para o culto à natureza. As práticas pagãs dos gauleses, povos de tradição essencialmente oral, estão envolvidas em um véu de mistério e lirismo . Entretanto, vários são os aspectos dessa cultura relatados por César em suas campanhas militares pela Gália.
Os principais líderes religiosos dos gauleses eram conhecidos como druidas, responsáveis também pelos assuntos de política pública, como o envolvimento em guerras . Belicosos, tais povos estavam constantemente envolvidos em batalhas contra os jugos germânico e romano. Daí a importância também dos homens de guerra, representando esses dois gêneros, druidas e cavaleiros, os principais gêneros de

Relacionados