atomo emissao e absorçar da radiaçao

300 palavras 2 páginas
TRABALHO DE FÍSICA
ÁTOMO: EMISSÃO E ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO

Características da radiação
As radiações eletromagnéticas são caracterizadas pela propagação de duas ondas perpendiculares uma à outra(uma das ondas corresponde a um campo elétrico e a outra corresponde a um campo magnético) que transportam a mesma quantidade de energia e oscilam num plano perpendicular à direção de propagação.
Dadaa sua semelhança, para efeitos de alguns estudos, considera-se apenas uma delas, uma vez que conhecendo uma, se conhece perfeitamente a outra. Uma característica relacionada com o comportamentodestes campos, e muito referida na descrição de algumas radiações, é a sua polarização. Uma radiação diz-se não polarizada quando o campo oscila em qualquer plano, pelo contrário, as radiações dizem-selinearmente polarizadas quando a oscilação dos campos se dá apenas num determinado plano (a projeção do vetor que descreve o campo é uma linha), a polarização diz-se circular quando o vetor descreve umcírculo e diz-se elíptica quando descreve uma elipse.
Interação da radiação eletromagnética com a matéria

- Na iteração da radiação com a matéria existem fundamentalmente três fenômenos que podemocorrer: a dispersão, a absorção e a emissão de radiação. A dispersão, que é caracterizada pela mudança de direção da radiação, ocorre devido ao fato de os elétrons constituintes da matéria, quandosujeitos a radiação, tender a oscilar em torno de um ponto de equilíbrio, provocando emissão de radiação em todas as direções. Quanto à absorção e à emissão estão relacionadas, respectivamente e conformese referiu anteriormente, com a transição dos átomos ou moléculas de estados menos energéticos para estados mais energéticos (excitação), ou de estados mais energéticos para estados menos energéticos(desexcitação).
No respeitante à absorção: a probabilidade de ocorrer transição aumenta, quando o comprimento de onda da radiação cumpre a relação (2), onde E é a diferença de energias entre

Relacionados