Drogas na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência

A adolescência constitui um período crucial no ciclo vital para o início do uso de drogas, seja como mera experimentação,ou como consumo ocasional, indevido ou abusivo. Fatores como, relações familiares saudáveis desde o nascimento da criança, servem como proteção para toda a vida e, de forma muito particular, para oadolescente.

Artigo publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva discutiu a prevenção ao uso indevido de drogas por adolescentes. Foram analisados os fatores de risco e os fatores de proteção,conceitos que servem de base para o diálogo com os diferentes contextos sociais como a família, os amigos, a escola, a comunidade e a mídia. O estudo privilegiou a discussão da prevenção, lembrando que autilização das drogas lícitas e ilícitas permeia a cultura da adolescência à velhice e, no caso do Brasil, notadamente por meio do consumo de álcool, tabaco e maconha. Buscou-se, portanto, realizar umadiscussão do contexto familiar e outros ambientes importantes para a prevenção do uso indevido de drogas, como grupo de amigos, escola, comunidade e a mídia.

A elaboração do artigo foi precedida depesquisas em bases de dados da Internet, e de outros textos requisitados diretamente aos autores, entre os anos de 1995 e 2003, a partir das palavras-chave: adolescência, fatores de risco, fatores deproteção, uso de drogas e prevenção. 67 textos de referência foram analisados, comparados e avaliados na íntegra, dentro do estudo. O foco da análise se deteve nas relações intrafamiliares einterpessoais, contextualizadas socioculturalmente.

Os resultados encontraram alguns aspectos importantes:
(1) Quanto mais intenso o uso de drogas, mais fatores de risco existem. Por outro lado, váriosestudos mostraram que o perigo difere de acordo com os indivíduos e seu contexto.

(2) Um segundo aspecto considerado se referiu à atitude positiva da família com relação ao uso de drogas,...
tracking img