Drogas na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
‘eles’ te jogarem na cara todo dia que você é um drogado e precisa de ajuda...”
A relação do enfermeiro e o adolescente envolve interações peculiares, pois o adolescente está sem motivação profissional e social, além de ser fonte de sofrimento e angústia, assim o cuidado do enfermeiro deve considerar os aspectos técnicos e os aspectos físicos, emocionais e sociais, com estratégias lúdicas oumeios de comunicação adequadas para informar e orientar os adolescentes dos procedimentos (FARAH e SÁ, 2008).
É importante criar um ambiente TÍTULO – “DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: A vulnerabilidade do adolescente”.

INTRODUÇÃO

A adolescência é um período marcado por intensas mudanças, dúvidas e indecisões, porém essa fase necessita de cuidados e ações educativas. Nessa etapa, o indivíduo deixa deviver apenas com a família e passa a viver em função também de amigos, inserindo-se no grupo social, como forma de identificação pessoal. Após a puberdade, muda aos poucos sua maneira de ser, em movimentos que iniciam em seu interior, depois se exteriorizam, fazendo com que o adolescente busque um meio em que se identifique. As modificações que permeiam o processo de transição à fase adolescentesão inúmeras, como físicas, sociais, psicológicas, sociais, espirituais, culturais, entre outras. O presente estudo teve como objetivo uma breve revisão bibliográfica na área de adolescência e drogas, principalmente no que concerne aos fatores de vulnerabilidade e medidas de prevenção. Não visa a avaliar detalhadamente a psicodinâmica do adolescente e técnicas utilizadas no tratamento dosadolescentes dependentes químicos, mas tecer algumas considerações sobre o tema para tornar mais clara os riscos que leva o jovem ao consumo excessivo das drogas.
O consumo de álcool e drogas não é um assunto novo, no entanto o mercado das drogas profissionalizou-se tanto, tornando-se um negócio altamente rentável, com o agravante de ser ilegal e altamente prejudicial a saúde. O desenvolvimento de novostipo de drogas e sua rápida distribuição no mercado é um grande desafio para a sociedade como as drogas sintéticas (Ecstasy e o LSD) e atualmente o mais discutido o crak, devido ao seu baixo custo, ser intenso e seu efeito dura muito pouco, o que acaba sendo usado várias vezes, em maiores quantidades. O crack rapidamente ganhou popularidade entre seus usuários, especialmente nas áreas urbanas maispobres levando a conseqüências sérias físicas e emocionais não apenas em seus usuários, mas para toda a comunidade com o aumento da violência.
Diante desse problema social e das estatísticas que apontam que o inicio do consumo das drogas é na adolescência, levanta a seguinte problemática: “Quais os aspectos de vulnerabilidade para a dependência química entre os adolescentes?”.
Assim essapesquisa teve como objetivo geral: Identificar os aspectos da vulnerabilidade dos jovens que fazem o uso de drogas ilícitas e uso abusivo de álcool.
Estabeleceu como objetivos específicos:
- Analisar as características do desenvolvimento do adolescente identificando os fatores de risco
- Identificar as drogas mais consumidas pelos adolescentes
- Refletir as implicações dessas vulnerabilidades parapráticas mais humanizadas e de prevenção.

JUSTIFICATIVA

Suas causas e consequências atinge a todas as esferas da sociedade,sejam elas culturais,econômicas,sociais ou políticas.O impacto que as drogas causam na sociedade é assustador,pois além de destruir a vida social e familiar do dependente,isso quando não levam á morte.Com o propósito de obter mais conhecimentos e dar impacto com o temaaos outros alunos de enfermagem da faculdade paranaense podendo mostrar males causados pelo consumo de drogas e formas de prevenção ao uso por parte desses adolescentes.


MATERIAIS E MÉTODOS

O ponto de vista metodológico adotado tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, visando alcançar os objetivos que foram propostos, teve como base a pesquisa de dissertação do...
tracking img