Trabalho de geografia detalhes sobre a base científica brasileira na antártica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Detalhes sobre a base científica brasileira
Estação científica brasileira que pegou fogo na Antártica existia há 28 anos. Na base que pegou fogo, é desenvolvida parte do Programa Antártico Brasileiro, com pesquisas nas áreas de biologia, geologia, ciências espaciais e atmosféricas. O Brasil tem 20 pesquisas em andamento na Antártica.
A base Comandante Ferraz foi instalada em fevereiro de1984. Era uma pequena cidade, com 2,6 mil metros quadrados de área, construída em módulos, com contêineres de aço. Tinha todas as instalações necessárias, inclusive um heliponto. A capacidade era para 62 pessoas, incluindo pesquisadores, pessoal de apoio e 15 militares da Marinha, que formam o grupo-base, responsável pela segurança e proteção ambiental, e também pela operação de veículos eequipamentos.
A Marinha dá apoio logístico aos pesquisadores brasileiros, com dois navios oceanográficos.
Na base, é desenvolvida parte do Programa Antártico Brasileiro, com pesquisas nas áreas de biologia, geologia, ciências espaciais e atmosféricas. Os cientistas acreditam que tudo o que acontece na Antártica tem reflexos em outras partes do mundo. Por isso, as pesquisas no gelo podem ajudar a entender oque aconteceu, o que acontece e o que poderá acontecer no futuro do planeta.
Em janeiro, houve uma mudança de combustível em parte dos geradores da estação, uma troca de diesel para etanol. A base brasileira era a única na Antártica a usar esse biocombustível para produção de energia.
* Localize e dê as características gerais da região
A Antártida, que milhões de anos atrás constituía umantigo e vasto continente, unindo-se à América do Sul, Austrália e Nova Zelândia, separou-se devido à movimentação das placas tectônicas e deslocou-se para sul, encontrando-se hoje sob o Pólo Sul terrestre.  
Seu relevo é montanhoso e recoberto por uma camada de gelo (inlândsis). A parte ocidental caracteriza-se por ser uma área vulcânica, coberta de gelo, destacando-se o Erebus e o Terror.
Aregião oriental, cujos terrenos são antigos (Escudos), apresenta relevo suave.
As atuais condições climáticas apresentam baixíssimas temperaturas, mesmo nos meses de verão (dezembro e janeiro) quando a temperatura permanece abaixo de 0°C, mas no inverno pode chegar normalmente abaixo de -40°C. 
Porém, o estudo de seus fósseis permitiu reconstituir seu passado geológico, quando existiu extensafloresta e as temperaturas eram similares às das áreas subtropicais. 
Pelas condições atuais, a vegetação consiste em musgos e liquens nas áreas mais quentes e, nas demais, paisagem desolada. E no mar que há vida, por meio do plâncton (conjunto de plantas e animais microscópicos que servem para a alimentação de outros). 
Um exemplo desse fato é o crustáceo krill, típico do Oceano Antártico, queconstitui urna fonte de proteínas para os grandes animais aquáticos. Fazem parte da fauna antártica a baleia-azul, a foca, o pinguim e os pássaros.
No que se refere aos recursos minerais, em área ainda pouco explorada já foram localizados cobre, urânio, carvão. Entre outros, sendo que há um acordo internacional para pesquisar e não retirar os recursos, até que seja estabelecido o processo de exploração.Quem tem direito à Antártida Território de todos (internacional) ou de determinados países?  
Em 1988, ano da realização da convenção de Wellington (Nova Zelândia), foram estabelecidas restrições à ação turística e econômica na Antártida. A Conferência de Madri, realizada em 1991, postergou por 50 anos conversações sobre uma possível divisão territorial da Antártida. e estabeleceu condições paraa proteção ambiental, que inclui a camada de ozônio, bastante afetada sobre o continente restrições ao turismo, prevenção da poluição marinha e o monitoramento da emissão de dejetos.  
* O frio da Antártida é mais ou menos intenso que o Ártico? Explique.
A Antártica é mais fria do que o Ártico por dois motivos: em primeiro lugar, grande parte do continente está a mais de três quilômetros...
tracking img