Drogas depressoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Drogas Depressoras
No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios ansiolíticos e antidepressivos (barbitúricos) e seus derivados. Seu principal efeito é retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas.

Álcool
O álcool é a substância psicoativa mais consumidapela humanidade. Está presente na maioria das cerimônias sociais, festas, rituais religiosos e momentos de lazer e descontração.
Existe um mito comumente aceito de que o álcool é um produto estimulante. Na realidade o álcool é uma droga depressiva. O que acontece de fato é que o álcool entorpece o cérebro e diminui a inibição criando uma falsa sensação de excitação.
Os efeitos do álcool sãopercebidos em dois períodos, um que estimula e o outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre o descontrole, falta de coordenação motora e sono, provocando efeitos similares aos da depressão como torpor, tonturas, distúrbios no sono, enjôo, vômitos, fala incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca. Além disto, afeta océrebro diretamente na memória, aprendizagem, motivação e autocontrole, sem falar no prejuízo aos demais órgãos do corpo, como o coração, fígado, estômago, etc.
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição.
O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central e age diretamente em diversos órgãos,tais como o fígado, o coração, vasos e na parede do estômago.
Em pequenas quantidades o álcool promove uma desinibição, mas com o aumento desta concentração o indivíduo passa a apresentar uma diminuição da resposta aos estímulos, fala pastosa, dificuldade à deambulação entre outros. Em concentrações muito altas, ou seja, maiores do que 0.35 gramas/100 mililitros de álcool o indivíduo pode ficarcomatoso ou até mesmo morrer.
Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características pessoais. Por exemplo, uma pessoa acostumada a consumir bebidas alcoólicas sentirá os efeitos do álcool com menor intensidadclass="texto"e, quando comparada com uma outra pessoa que não está acostumada a beber. Um outro exemplo está relacionado a estrutura física; uma pessoa com uma estruturafísica de grande porte (considerando altura, massa muscular e gordura) terá uma maior resistência aos efeitos do álcool. Outros fatores estão associados ao metabolismo do indivíduo, vulnerabilidade genética, estilo de vida e tempo em que o álcool é consumido.
A Associação Médica Americana (The American Medical Association) considera como uma concentração alcoólica capaz de trazer prejuízos aoindivíduo 0.04 gramas/100 millilitros de sangue.
A tabela abaixo correlaciona os níveis de concentração de álcool no sangue (CAS) e os sintomas clínicos correspondentes. Quadro 1 - Estágios da intoxicação pelo álcool 2:


Soníferos
Para começarmos a falar de Soníferos, temos que ter conhecimento do que são drogas.
Drogas são substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos,remetendo a qualquer produto alucinógeno que leve à dependência química.
Soníferos, ou hipnóticos como são conhecidos pela medicina, são psicotrópicos que possuem ação depressiva no sistema nervoso central do organismo, provocando o sono. Esta é a droga mais consumida nas pessoas adultas, já que são confundidas com tranqüilizantes, sedativos e ansiolíticos.
Os Soníferos podem causar váriosproblemas pra quem os consomem diariamente, como: dormência, dependência, distúrbios na coordenação motora, diminuição da memória, depressão, insônia crônica, sonambulismo, amnésia de curto prazo, distúrbios da memória, reações alérgicas, bulimia noturna, inchaços faciais, aumento do apetite e outros.
Eles inibem a insônia que nada mais é do que um sintoma de doença psíquica e/ou orgânica fazendo...
tracking img