drenagem de rodovias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE DE UBERABA
DANILO BRUGGER NAKAMURA










REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO EM RESIDÊNCIAS









UBERABA - MG
2013

UNIVERSIDADE DE UBERABA
DANILO BRUGGER NAKAMURA









REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO EM RESIDÊNCIAS

Trabalho apresentado à disciplina Mecânica dos Solos II, do Curso Superior em Engenharia Civil da Universidade deUberaba.

Professor: Paulo Roberto Garcia








UBERABA – MG
2013
Sumário

Introdução 4
Objetivo 4
Rebaixamento do Lençol Freático em Projetos Residênciais 5
1.Ponteiras Filtrantes ou Well-points 5
2.Bombeamento Direto ou Escoamento de Vala 6
3.Poços Profundos 7
4.Drenagem por Eletrosmose 10
5.Escolha do Sistema de Rebaixamento do Lençol Freático 12
Conclusão 12
12Referências Bibliográficas 13





















Introdução

Para a Engenharia Civil, a presença de água no subsolo retrata um problema na execução do projeto. Retirar ou afastar a água existente na área onde foi prevista e projetada uma obra, requer adoção de um dos métodos para o rebaixamento do lençol freático. Somente após a realização de ensaios preliminares derebaixamento do lençol freático, define-se quais os métodos a serem empregados. Devem ser observados os diversos níveis de água do subsolo, as quantidades de água que se infiltram e que serão bombeadas, e os recalques que porventura possam aparecer nas vizinhanças das escavações.
Ao realizar um rebaixamento do lençol freático são causadas alterações nas condições naturais do solo, podendo surgir danos nointerior ou exterior da escavação. por este motivo, além dos ensaios preliminares, é necessário observar se existe perigo de ruptura hidráulica por causa da presença de águas artesianas, confinadas em certos horizontes do subsolo.
O sistema de rebaixamento do lençol freático tem como objetivo melhorar as condições do solo para a execução de escavação, estabilização do solo, podendo ser temporárioou permanente, viabilizando a execução da obra. È o método mais simples para assegurar uma escavação seca em areia ou argila e manter as paredes laterais da escavação de pé.
Neste trabalho iremos apresentar alguns métodos para execução do rebaixamento do lençol freático como sistema de ponteiras filtrantes, drenagem, bombeamento direto ou esgotamento de vala, rebaixamento com o emprego deinjetores, bombas de recalques submersas e drenagem por eletrosmose.


Objetivo
O objetivo deste trabalho é explicar os principais métodos de rebaixamento do lençol freático aplicado em construções residenciais.


Rebaixamento do Lençol Freático em Projetos Residênciais

1. Ponteiras Filtrantes ou Well-points
As ponteiras filtrantes também conhecidas como Well-points ou sistemas depoços filtrantes, permitem executar o rebaixamento do lençol freático em toda área de trabalho. Este método consiste na implantação de ponteiras filtrantes, espaçadas de 1 a 2 metros, ao longo do perímetro de rebaixamento. Estas ponteiras são posteriormente ligadas por intermédio de mangueiras a um coletor. A água é retirada do solo com auxílio de uma bomba de vácuo (Puller, 1996, Vitor and Kimus,2000).
A instalação das ponteiras no solo é feita geralmente de jatos de água através da própria ponteira. Na impossibilidade de se dispor de água em abundância para esse tipo de instalação ou em solos poucos permeáveis, executa-se a abertura de um furo com 150 mm de diâmetro, colocando-se no seu interior a ponteira, envolvida por material filtrante adequado. Por norma, as ponteiras são de 30 a40m e os coletores de 40 a 60m (Puller, 1996, Vitor and Kimus, 2000).
O espaçamento das ponteiras é de 1m a 3m, sendo as mesmas colocadas ao longo de uma linha reta, ligadas todas as pontas a um cano coletor comum. Um conjunto motor bomba, que subtrai do coletor de água o ar que penetra nas ponteiras filtrantes é instalado no final do trecho.
Segundo Dobereiner e Vaz (1988), cada ponteira...
tracking img