Antônio Lopes de Sá

DOUTRINAS, ESCOLAS E NOVAS RAZÕES DE
ENTENDIMENTOS NA CIÊNCIA CONTÁBIL

Faculdade Estácio Curitiba
Curitiba – 2011

Hoje, a contabilidade, como ciência, com várias doutrinas, segue valorizada graças aos esforços deescolas de pensamentos científicos, entre elas se destaca o Neopatrimonialismo.
EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL
A partir do século XVIII, enquanto a Contabilidade começara a teorizar seu objetivo, a maioria das outras disciplinas passavam de umamilenar história empírica, para uma fase racional superior.
O amadurecimento intelectual do conhecimento contábil ocorreu naturalmente ,e enquanto a Sociologia era criada na França, também na França a contabilidade era reconhecida na Academia deCiências.
A partir do momento em que os estudiosos e intelectuais perceberam, que a informação era apenas uma memória, e era preciso saber qual seu verdadeiro significado, esse pensamento levou a uma consideração de maior profundidade, surgindoentão a «ciência da Contabilidade» amadurecida na obra de J.P. Coffy, em 1836.
Estevão Rafael de Carvalho (1800-1846), na mesma época ,no Brasil, em 1837, cria a obra “A metafísica da Contabilidade Comercial” tratando ligeiramente de doutrina, naparte 3ª da obra. A forma como escrita já se percebia o quão perceptivo o intelectual Estevão era, que em sua obra só não tinha o mesmo caráter das obras européias devido o tão prematuro falecimento desse grande homem.
No século XIX , já se tinha oentendimento de que não bastava escriturar ,e sim , saber também o que fazer com todo essas informações obtidas. Após séculos já se sabia que era necessário tirar proveito dessas informações para conhecer a razão de ser, do porque do movimentopatrimonial.
Na metade do século XIX , a contabilidade começou a distinguir-se da escrituração contábil , para isso foi formada uma nova estruturação com vigorosas doutrinas tendo o objetivo de estabelecer relações de quando a riqueza patrimonial [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). Doutrinas e escolas da contabilidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doutrinas-e-Escolas-Da-Contabilidade/143696.html

MLA

"Doutrinas e escolas da contabilidade" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doutrinas-e-Escolas-Da-Contabilidade/143696.html>.

MLA 7

"Doutrinas e escolas da contabilidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doutrinas-e-Escolas-Da-Contabilidade/143696.html>.

CHICAGO

"Doutrinas e escolas da contabilidade." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doutrinas-e-Escolas-Da-Contabilidade/143696.html.