Douglas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Matriz GUT

Esta matriz é uma forma de se tratar problemas com o objetivo de priorizá-los. Leva em conta a gravidade, a urgência e a tendência de cada problema.

Gravidade: impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não seja resolvido.

Urgência: relação com o tempodisponível ou necessário para resolver o problema.

Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.

A pontuação de 1 a 5, para cada dimensão da matriz, permite classificar em ordem decrescente de pontos os problemas a serem atacados na melhoria do processo.

Este tipo de análise deve ser feita pelogrupo de melhoria com colaboradores do processo, de forma a estabelecer a melhor priorização dos problemas. Lembrando que deve haver consenso entre os membros do grupo.

Após atribuída a pontuação, deve-se multiplicar GxUxT e achar o resultado, priorizando de acordo com os pontos obtidos.



























Gravidade, Urgência e Tendência: esses são osparâmetros do GUT para orientar decisões.
GUT significa Gravidade, Urgência e Tendência. São parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si. A técnica de GUT foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexas, isto é, decisões que envolvem muitas questões A mistura de Problemas gera contusão Nessecaso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria.
Depois disso aí, sim, é hora de saber qual a prioridade na solução dos problemas detectados lsto se faz com três perguntas:

PRIMEIRA PERGUNTA
Qual a gravidade do desvio?
Indagação que exige outras explicações. Que efeitos surgirão a longo prazo, caso o Problema não seja corrigido? Qual o impacto do Problema sobre coisas,pessoas, resultados?

SEGUNDA PERGUNTA
Qual a urgência de se eliminar o problema? A resposta está relacionada com o tempo disponível para resolvê-lo.

TERCEIRA PERGUNTA
Qual a tendência do desvio e seu potencial de crescimento? Será que o problema se tornará progressivamente maior? Será que tenderá a diminuir e desaparecer por si só?

APRENDA A PRATICAR O GUT
❑ Leia a história a seguir. Depois,identifique os problemas encontrados no texto e anote na Matriz GUT.
❑ Listados os problemas, faça uma avaliação da Gravidade, Urgência e Tendência de cada um deles, usando a Tabela GUT.
❑ Ao terminar avaliação de todos os problemas, faça a multiplicação das notas dadas e anote na coluna total.
❑ Faça a classificação da Prioridade, escrevendo o número 1 na coluna Classificação, em frente aoproblema que obtiver a maior número de pontos e assim, sucessivamente, até aquele que obtiver o menor número de pontos. Este será considerada o problema de menor importância.

A HISTÓRIA
"Meu automóvel, que atinge este mês a marca dos 200.000 quilômetros rodados, tem-me deixado cada vez mais apreensivo. O Paralama dianteiro está amassado e começa a apresentar alguma ferrugem. De minha parte,não tomei nenhuma atitude, embora o conserto não seja caro. As pastilhas de freio estão gastas e, como se sabe, nessas condições o freio pode representar um sério risco. Um descuido maior e, além de danificar o disco de freio, posso sofrer um acidente, tornando as coisas muito mais sérias. Olho para os pneus Meu Deus, que milagre. Após rodarem pelo menos 90.000 quilômetros, estão quase um espelho detão lisos.
No interior do carro, o estofamento do meu banco, embora não custe caro, precisa ser recosturado. Cada vez que me sento, lá se vão mais alguns pontos da costura.
Além da lâmpada do teto estar queimada, sinto uma vibração no velocímetro, causada pelo cabo que em breve deve romper-se. As lâmpadas de freio também não estão funcionando. Não tenho idéia clara se isto é importante, pois...
tracking img